08 JUN 2021
SAÚDE
Unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos em parceria com Saúde de Ladário realiza exames gratuitos

- ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML

A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, com equipe de profissionais das Unidades Hospitalares de Nova Andradina e Campo Grande, chegaram com a Unidade Móvel para atendimento gratuitamente exames de Mamografia e Papanicolau para mulheres do município.

Serão ofertadas 150 mamografias e 162 exames preventivos, Lembrando que para realizar o exame a paciente precisa estar dentro das faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, Mamografia de 40 a 69 anos e Preventivo de 25 a 64 anos.

Para ter acesso ao atendimento gratuito dos exames, basta que a paciente procure sua Unidade de Estratégia de Saúde da Família, com seus documentos pessoais. Foram distribuídas entre as Unidades de Saúde do município os quantitativos, contudo a Unidade que preencheu todas as vagas e ainda tiver procura, poderá utilizar de encaixe de outra Unidade.

A carreta ficará estacionada na rua Cunha Couto, frente a Praça Maria Fumaça, dentre os dias de 8/06 a 10/06. O atendimento será das 07:00 as 17:00 horas. Com a missão de realizar aproximadamente 312 procedimentos.

A carreta é equipada com mamógrafo digital de última geração, e por ser um equipamento de alta tecnologia, pode detectar o câncer ainda numa fase bem inicial, o que facilita o tratamento. E também sala de coleta. Será respeitado todas as medidas sanitárias e de proteção no local, cumprindo o que é determinado em decretos.

É a primeira vez que recebemos a carreta do Hospital de Amor no município de Ladário, e não pretendemos parar por aqui, essa será a primeira de muitas vindas. Está sendo um esforço grande de toda equipe da gerência da Atenção Primária do município. Vale ressaltar da importância dessa carreta, pois estamos oferecendo saúde preventiva para as mulheres. O atendimento é descentralizado também, e busca facilitar o acesso das mulheres que não têm condições financeiras ou de se locomover até a sede de uma referência ao tratamento. Após as análises dos exames e, caso haja alguma alteração o Hospital faz contato com esta paciente para continuar a investigação, e se houver a confirmação de câncer, a paciente é encaminhada com ajuda do município dentro da portaria do TFD para o Hospital de Amor de Campo Grande ou Nova Andradina, para início e/ou continuidade ao tratamento. – Josiane Braga, Secretária Municipal de Saúde.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML