30 ABR 2021
Educação explica como vem funcionando a entrega de kit alimentação
KIT ALIMENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Ladário/MS recomeçou em março/2021 a entrega dos kits alimentação escolar, um compromisso que começou desde abril de 2020 e agora, se mantem no ano letivo de 2021. Salientando que as entregas referem se ao período em que os alunos estão em aula de forma remota e não presencial, compreendendo então o período letivo de aulas e não abrangendo o período de férias. Os kits de alimentação visam complementar a alimentação dos alunos em referência ao período de aulas, em substituição à merenda fornecida pelas unidades escolares. A Secretaria de Educação definiu um local e um cronograma, com dias e horários preestabelecidos, para distribuição do KIT MERENDA. Tal medida tem como propósito não promover aglomeração e garantir todos os cuidados necessários de higiene para não propagação da COVID-19, zelando assim, pela saúde e bem-estar dos estudantes e seus familiares. O principal objetivo da distribuição dos kits é buscar manter o nível nutricional dos alunos numa ação realizada em comum acordo com o Conselho de Alimentação Escolar do município. Não se trata de ‘cesta básica’, uma vez que para cesta básica existem itens obrigatórios que a compõem. Os kits estão sendo distribuídos às famílias dos estudantes em maior situação de vulnerabilidade social, inscritos no Programa Bolsa Família, o que corresponde 1058 beneficiários. Essa medida foi adotada como forma de garantir segurança alimentar e como forma de prestar auxílio às famílias dos estudantes mais carentes nesse período de pandemia. Ainda é salientado que o FNDE continua repassando, normalmente, os valores para a alimentação dos estudantes das redes públicas e o município de Ladário faz a aquisição dos kits alimentares com as parcelas recebidas mensais equivalentes a R$38.060,40 (Trinta e oito mil e sessenta reais e quarenta centavos) seguindo as determinações do PNAE quanto à qualidade nutricional, sanitária e respeitando os hábitos alimentares e a cultura local. Segundo a Secretaria, os critérios para a distribuição dos alimentos estão estabelecidos nos Decreto 5.151/PML de 15 de Abril de 2020, na Lei Nº 13.987 de 07 de abril de 2020, na RESOLUÇÃO Nº 6, DE 08 DE MAIO DE 2020 e na Resolução FNDE Nº 02 de 09 de abril de 2020. O compromisso da atual gestão é mitigar o máximo possível as dificuldades dos alunos neste momento de pandemia, reconhecendo que muitas cidades tem encontrado dificuldades em estar ofertando esta complementação alimentar, o município de Ladário tem enfretado com atenção e solidariedade às famílias dos estudantes confiante que em breve será possível o retorno de nossas atividades normais.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML