15 AGO 2020
SAÚDE
Operação Covid-19 reduz disseminação do vírus e Ladário deixa classificação vermelha

Relatório divulgado hoje (14) pelo Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) aponta que a Operação Covid-19 já começou a gerar resultados positivos para o município. Ladário deixou de ser bandeira vermelha, que indica risco elevado, e passou para a bandeira laranja – índice médio. Esta é a terceira atualização do mapa situacional. O diagnóstico favorável mostra que as ações realizadas pela Operação foram decisivas para conter o avanço da contaminação.

Mesmo com o quadro satisfatório, é importante ressaltar que o Município não vai relaxar e as ações em andamento (barreiras sanitárias e horário de funcionamento do comércio) serão mantidas. Mudança de Bandeiras - Seguindo as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), embora o monitoramento dos dados seja diário, com reunião semanal de análise, os municípios só podem mudar de cor (faixa) após 14 dias - mesmo que os dados diários indiquem a mudança de situação. Quando a mudança de situação for para melhor, a metodologia prevê que não se pode pular faixas (por exemplo, mudar diretamente da faixa laranja para a verde sem passar pela amarela). Já quando a mudança de situação for para pior, permite-se ‘pular’ bandeiras (sair da amarela e ir diretamente para a vermelha, por exemplo), devido à urgência na adoção de medidas.