27 JUL 2020
Recadastramento do SUS começa em Ladário

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso o Agente Comunitário de Saúde, a partir das informações de cada família de sua microárea de trabalho, atualizará o cadastro dos usuários. A ação faz parte do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde e tem o objetivo de implantar ações estratégicas para melhor atender as necessidades e prioridades em saúde.

O programa estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), assim como pretende ampliar o acesso da população aos serviços, garantindo a universalidade do SUS.

Ainda segundo a referida portaria, o cálculo para estabelecer os incentivos financeiros terá como parâmetro o quantitativo de usuários cadastrados, estabelecendo peso por pessoa, o qual tomará como base os critérios de vulnerabilidade socioeconômica, classificação geográfica e perfil demográfico.

Para a secretária de Saúde, Josiane Braga a meta é que no mínimo 70% da população seja cadastrada e/ou atualizada. "Para o sucesso desse mutirão, solicitamos à população que atenda o Agente Comunitário de Saúde quando necessário e cumprindo todos os cuidados e prevenção dos Protocolos da Covid-19", afirma Braga.

Mais informações podem ser feitas junto à Unidade Básica de Saúde de cada usuário.