01 JUN 2015
Do Camalote, empresa francesa cria linha de cosméticos com a participação das Mulheres de Fibra de Ladário
AGRICULTURA

Mais uma vez o município de Ladário ganha espaço através dos trabalhos desenvolvidos pelos seus artesãos. Desta vez, o reconhecimento é internacionalmente. Uma fragrância que está ganhando o mundo. Tudo isso acontece pelo fato da criação de oito produtos para cuidados diários com os cabelos e o corpo, que é desenvolvido pela L’Occitane au Brésil, marca do Grupo L’OCCITANE em parceria com a Associação das Mulheres de Fibra, projeto este, criado durante a administração do prefeito José Antonio Assad e Faria.

Em meio a tanta riqueza natural, a marca do Grupo L’OCCITANE, que tem a sua empresa localizada em Manosque, na Provence, sul da França, está buscando nas águas do rio Paraguai, na região da Apa Baía Negra e do Porto Ecológico de Ladário, a matéria-prima para criar essa linha exclusiva de produtos de beleza, que é extraído diretamente Eichornia crassipes, conhecida popularmente como Aguapé ou Camalote.

Porém, os trabalhos começam através das mãos das 12 mulheres, que compõe A associação de Mulheres de Fibras de Ladário, fundada em 2010, tendo a sua sede na casa da presidente da associação Eliza Vasques.

Com um processo longo, que consiste na coleta da fibra de aguapé no rio Paraguai, manuseio, preparo e secagem da fibra da planta, que tem a sua beleza singela, onde sua flor desabrocha em abundantes cachos de tom lilás que enfeitam as águas, transformando-se em um verdadeiro buquê ornamental que transborda feminilidade, delicadeza e um perfume inconfundível, a L’Occitane au Brésil se inspirou para criar a linha Aguapé, que apresenta shampoo, condicionador e spray extrabrilho, além de água de colônia, loção corporal, e sabonetes nas versões líquido, em barra e em um delicado formato de flor.

Todos esses produtos poderão ser conhecidos na próxima quarta-feira, 03 de junho, a partir das 08h30, na Praça 02 de Setembro, Avenida 14 de Março, quando a empresa, juntamente com a Associação das Mulheres de Fibra e a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, irão apresentar para toda a população a linha de cosméticos Aguapé, que teve as suas embalagens desenvolvidas por Olivier Baussan, diretor artístico do Grupo L’OCCITANE, em parceria com Ronaldo Fraga. O estilista, conhecido por suas preciosas criações nas passarelas, assina as ilustrações da linha, que representam a mais graciosa das flores do Pantanal.

Mulheres de Fibra

Recentemente, As Mulheres de Fibra tiveram seus trabalhos mostrados em um programa de televisão a nível estadual. Isso representa todo o resultado de uma luta o qual junto à prefeitura, conseguiu-se fazer o nascimento da Associação dessas mulheres, consideradas guerreiras, após um desafio lançado pelo prefeito José Antonio, para que desta forma, acontecesse uma visão dos trabalhos que seriam feitos ao longo de todo esse tempo de existência.

Além da participação na criação da linha dos cosméticos, do Camalote, todas elas conseguem elaborar um trabalho artesanal, com a criação de produtos feitos através desse material, que nas mãos delas, acabam ganhando forma na criação de flores, bolsas, brincos, cintos, chapéus, tapetes, suplá para panelas e outros materiais, encontrados na sede da Associação.