04 MAI 2020
Internet de alta velocidade chegará a todas as escolas do município

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), a internet e os meios tecnológicos se tornaram essenciais na vida das pessoas, seja para realizar reuniões, videoconferência e até mesmo shows. Na educação não é diferente. As novas tecnologias são ferramentas importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso o Programa Inovação Educação Conectada, instituído em 2017 pelo Governo Federal, com o objetivo de levar internet de alta velocidade e de qualidade para as escolas públicas entra em fase de implementação nas unidades da rede municipal. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ladário (SMEL), há mais de um ano, a iniciativa busca apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica do município.

Implantado em janeiro de 2020, a primeira etapa do programa contemplou a educação infantil e o ensino fundamental, inicialmente, em 14 unidades municipais. Nesta primeira fase foi feito todo o trabalho de infraestrutura que viabilizou a implantação e expansão do acesso a internet.

O programa, que está sendo expandido para toda a Rede Municipal recebeu investimentos do Governo Federal através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que envia os recursos para as escolas através do PDDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas) e os mesmos são administrados pelas APMs (Associações de Pais e Mestres), os recursos estão sendo liberados neste ano e os valores variam de acordo com o número de alunos e outras especificidades de cada unidade, ficando entre R$ 2.500,00 e R$ 3.800,00 anuais.

Até o final de 2020, todas as unidades de ensino serão contempladas com internet via terrestres para escolas da zona urbana e via satélites para escolas da zona rural.