26 NOV 2019
Novos Conselheiros Tutelares recebem capacitação

Nesta segunda-feira (25), foi realizado no Colégio Franciscano São Miguel o encerramento da capacitação dos novos Conselheiros Tutelares que serão empossados no dia 10 de Janeiro de 2020.

Os novos conselheiros tutelares, eleitos para ocupar o cargo no quadriênio 2020/2024, participaram neste mês de um curso de formação realizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). O curso tem como objetivo informar e sensibilizar os novos conselheiros tutelares, para conhecerem suas atribuições e como proceder em casos de violações de direitos da criança e do adolescente.

A capacitação começou no dia 18 de novembro e teve seu encerramento nesta segunda feira (25) e, contou com diversas palestras. Entre os palestrantes estavam as representantes da OAB, Vanessa e Elaine Ferreira, o Secretário Municipal de Assistência Social, Alexandre Ohara, a Psicóloga do CREAS, Auryane, o Psicóloga do CREAS, Paulo, a Coordenadora do Acolhimento de Ladário, Cibele, da Psicóloga da REME, Bruna, da Presidente do CMDCA, Hellen, e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. O curso, foi realizado no Colégio Franciscano São Miguel e, atendeu um total de 15 pessoas entre convidados, servidores municipais e 5 conselheiros titulares e 5 suplentes. Os novos conselheiros serão empossados dia 10 de janeiro de 2020.

Dentro dos temas do curso, estão assuntos relacionados às Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social, como, por exemplo, qual deve ser a atuação do conselheiro tutelar, as leis e deveres institucionais. Violência sexual e o papel e a convivência familiar comunitária também foram abordados em palestras, assim como o Sistema Único de Assistência Social (Suas).