12 NOV 2019
FOMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura e Sindicato Rural discutem sobre a liberação do terminal de gado no município

Na tarde desta sexta-feira (08) foi realizada uma reunião na Sede Sindicato Rural de Corumbá, para discutir sobre os assuntos relacionados à regulamentação do porto fluvial de Ladário. A reunião teve como objetivo esclarecer algumas duvidas do sindicato sobre o porto fluvial e colocá-los a par do que a Prefeitura de Ladário está fazendo para que se retorne a ser feito o embarque e desembarque de gado no município.

A Prefeitura está trabalhando através da Secretaria de Fomento ao Desenvolvimento Econômico de Ladário juntamente com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), para que os produtores rurais do pantanal possam fazer o embarque e desembarque de gado no município, assim dessa forma conseguindo atender aos anseios do sindicato que a tempos vem reivindicando que se tenha uma estrutura adequada na região para o traslado do gado. Para que isso se torne realidade a Prefeitura vem colocando como prioridade a liberação do porto para o uso do traslado do gado, desde o início das tratativas sobre a concessão do porto fluvial de Ladário.

O Desembarque e Embarque de gado no município estão parados há mais de dois anos, o que vem causando uma série de prejuízos para os produtores de gado do pantanal, atualmente esse traslado está sendo feito na Prainha Vermelha, em Corumbá. " De cada 100 animais que chegam nos boieiros após dias de viagens, 15 morrem por falta de estrutura mínima e adequada para receber os animais", declarou Luciano Leite, Presidente do Sindicato.

"O Processo está em tramite em Brasília e estamos trabalhando afinco para que a concessão do porto fluvial de Ladário venha para o município, para que possamos dar andamento no traslado do gado". Disse o Prefeito, Iranil Soares.

"Nós estamos tratando diretamente com o Governo Federal para que se possa dar uma agilidade no andamento desse processo, pois temos o maior rebanho do Brasil e não temos uma estrutura adequada para o traslado desse gado", complementou o Secretário de Fomento, Hedil Benzi.