21 SET 2019
Prefeitura realiza dia

No último dia 20 de setembro, na Escola Municipal Irmã Régula, ocorreu a 1ª Ação Intersetorial de Políticas Públicas de Saúde e Educação  envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde de Ladário,   Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva e a Secretaria de Estado de Educação, representado pelo Conselho Regional do Estado 3ª Região,  com ênfase nas pessoas com deficiência "Dia D".

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Oficialmente, esta data foi criada a partir do decreto de lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes - MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.