-
Hoje, 06 de agosto, se comemora os 190 anos de independência da Bolívia, e para homenagear esta data tão especial para a comunidade boliviana, realizou-se nesta manhã, na praça Generoso Ponce em Corumbá, uma solenidade que relembrou uma de suas datas cívicas mais importantes.
Ao som dos hinos nacionais da Bolívia e do Brasil entoados pela Banda de música Manoel Florêncio, as autoridades civis, militares e religiosas, bem como a população em geral pôde assistir um ato de amizade, cultura e patriotismo.
A autoridade consular da Bolívia em Corumbá, Oscar Felix Cuellar, enfatizou sobre os laços que ligam os dois países e também falou do orgulho do povo boliviano em lembrar a data não somente, como uma festa e sim, como ato de reflexão sobre tudo o que já foi vivido até os dias de hoje.
"Sempre que relembramos esta data surge em nós, um sentimento de querer um futuro melhor e cheio de progresso. Este sensação de alegria e patriotismo está em nosso sangue e como eu sempre costumo dizer, a Bolívia resistirá e vencerá qualquer tipo de dificuldade", disse Oscar Felix.
Conforme Gisele Maria Saab Assad e Faria, primeira dama e secretária de integração de politicas e cidadania, no ato representando o prefeito José Antonio Assad e Faria, o povo boliviano retribui aos ladarenses toda a receptividade recebida por eles que aqui trabalham e vivem.
"Nós ladarenses, temos um carinho com os bolivianos, estamos acostumados com a presença deles nas nossas feiras livres e em outros eventos da cidade. Vivemos um constante momento de integração e isso, é muito importante para o desenvolvimento da nossa região", apontou a primeira dama.
Após o momento cívico e de homenagens, começaram as apresentações culturais que, desta vez, foram representadas por variados repertórios musicais que em suas letras demonstraram amor, cuidado e respeito pela Bolívia, interpretadas pelo músico boliviano, Felix.
Entenda a data
A proclamação da independência da Bolívia foi consolidada em 6 de agosto de 1825 e pôs fim ao poder espanhol na América Hispânica. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia. Toda essa grandiosa batalha, representa a independência da Bolívia, onde o país passa a ficar independente do Peru.
Fonte: