-
Contribuir para a diminuição dos índices de gravidez não planejada entre adolescentes no município e promover um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro. Ã com este enfoque que o Projeto- Gravidez na Adolescência chegará aos 25 adolescentes, com idades entre 15 a 17 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.
O projeto que terá início nesta quinta-feira, 06 de agosto e só terminará em dezembro, é uma iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Durante o período matutino será abordado junto aos adolescentes assuntos sobre a evasão escolar, as complicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, bem como realizar o sexo de forma segura.
O que se espera com a chegada deste projeto é conscientizar os adolescentes ladarenses e os transformar em multiplicadores do conhecimento, já que assunto é o que não falta, são alguns temas: Sexualidade, reprodução humana, métodos contraceptivos, pílula do dia seguinte, uso correto do preservativo, informações sobre os recursos de sua comunidade, como e onde procurar ajuda quando precisar e telefones úteis, além de um teste para o jovem descobrir se está motivado e se cuidando adequadamente para não ter um filho agora.
De acordo com a técnica pedagógica e coordenadora municipal do Programa Mais Educação, Elaine Gomes de Castro, a base para combater a gravidez precoce está na educação, "O programa, instituído na nossa cidade trabalha prevenção, promoção, e atenção à saúde com estudantes da rede pública, e isso de certa forma é o inicio de uma transformação de ideias e de comportamentos".
Fonte: