30 MAI 2019
Palestra sobre a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi realizada no CAMALA

O dia 18 de Maio é uma data especial que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, sendo o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Nesta perspectiva a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladário, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS em parceria com o CRAS e Conselho Tutelar realizaram uma programação especial no mês de maio, com a intenção de promover ações de prevenção e enfrentamento ao Abuso e Exploração sexual contra crianças e adolescentes, mobilizando toda a sociedade para participar dessa luta e denunciar esses casos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS iniciou as ações alusivas ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes - 18 de Maio, através de uma oficina lúdica com crianças e adolescentes, inseridas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do CRAS, com objetivo de promover o acesso às informações sobre o tema, escolhemos uma oficina lúdica para confeccionar o símbolo da campanha, a flor amarela por lembrar a fragilidade de uma criança/adolescente.

No decorrer do mês foram realizadas a Jornada a Educativa nas escolas e centros de educação infantil do município, que teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar para a prevenção e combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, as intervenções não foram voltadas somente para alunos, mas também para os pais/responsáveis e professores, dando maior visibilidade para o assunto, motivando as denúncias de violência e abuso e também oferecendo informações para reduzir os casos de violência sexual e garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS e em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Corumbá promoveu uma oficina jurídica, sobre as legislações vigentes sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ação teve como objetivo capacitar os profissionais da rede de proteção, aprimorando o trabalho e promovendo efetividade nos atendimentos, para o combate e enfrentamento à violência e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Participaram desta oficina, os profissionais do CRAS/CREAS/Acolhimento Institucional, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação e Saúde, fortalecendo desta maneira a rede de proteção.

No dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes -18 de Maio realizamos a "Gincana da Proteção" no CRAS, através de atividades pedagógicas e muita diversão, orientamos as crianças e adolescentes da comunidade em geral sobre o tema.

O CREAS participou ainda do lançamento do Projeto Crescer Sem Violência, apresentado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA.  O projeto contempla produção de conteúdo em material pedagógico, que tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Crescer Sem Violência já foi premiado com o I Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos em 2011, mais de 5.000 profissionais dos municípios brasileiros já foram formados pelas ações do projeto, que já tratou de temas como o abuso e a exploração sexual.

Sabe-se que as comunidades religiosas desempenham funções preponderantes neste sistema proteção à infância e adolescência, sendo um importante aliado para coibir as violações de direitos. Nesta perspectiva A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladário, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, reuniu na tarde do dia 28/5 os líderes religiosos do município, com objetivo de envolver a instituições religiosas no Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024