11 ABR 2019
Município de Ladário realiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

A Prefeitura do Município de Ladário, através da Secretaria Municipal de Educação, desde o ano de 2009, possui o Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva que tem como um de seus objetivos, orientar e auxiliar a comunidade escolar nos processos de inserção, permanência e êxito escolar dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Neste ano, ocorrerá a VI Semana Municipal de Luta pela Educação Inclusiva, a qual  amplia a participação de todos os estudantes da rede municipal, estadual, particular, bem como da comunidade civil governamental e não governamental por meio de atividades alusivas a data, e com o objetivo principal de sensibilizar a população para a importância da concretização da inclusão escolar e social a partir do respeito às diferenças e igualdade de direitos.
De acordo com o histórico deste dia, no ano de 2004, o Sistema Conselhos de Psicologia instituiu o dia 14 de abril como o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, cujo objetivo foi mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídos do processo educacional.
Em consonância com a Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 206, diz que o ensino será ministrado com base nos princípios da "igualdade de condições para o acesso e permanência na escola", com a lei de nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Com a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais (1994), o Governo Federal, através da Secretaria de Educação Especial, iniciou em 2003, o "Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade". O programa tem como objetivo disseminar em todo território nacional a política de inclusão, no sistema regular de ensino, dos alunos com deficiência.

PROGRAMAÇÃO DA VI SEMANA MUNICIPAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO

15/04/2019 - Segunda-Feira - Atividades Lúdicas e Recreativas -8h as 10h30min -Lions Clube de Ladário
16/04/2019 - Terça-Feira - VI Seminário: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva -18h as 22h - Lions Clube de Ladário
Palestrantes:
1. SABAH ROBBAN - Psicóloga e Psicopedagoga - Palestra: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
2. GERSON DAS NEVES FERREIRA DE MORAES - Mestre em Estudos Fronteiriços e Doutorado em Educação - Palestra: Drogas, Tô Fora!
3. BRUNA FERNANDA SANTOS SILVA - Psicóloga e Mestre em Educação Social
Palestra: Os Possíveis transtornos do uso e abuso de drogas no Desenvolvimento Humano
17/04/2019 - Quarta-Feira - VI Caminhada e Panfletagem:- A escola   e a Diversidade - Avenida 14 de Março - 8h as 9h30min
18/04/2019 - Quinta-Feira - Roda de Conversa - Partilhando Vivência e Construindo Novas Possibilidades de Intervenções Escolares - Lions Clube de Ladário-8h as 10h