11 MAR 2019
Mulheres são protagonistas das Políticas Sociais em Ladário

Elas ocupam papel central no desenvolvimento de políticas públicas e estão em todas as áreas do mercado de trabalho - mesmo aquelas habitualmente dominadas pelos homens. São as chefes de família entre a maioria dos beneficiários dos programas de assistência social, romperam barreiras no mundo esportivo e conquistam cada vez mais espaço também na área cultural (Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, 2019).

Com diferentes programas e ações, a Secretaria de Assistência Social de Ladário acompanha a tendência mundial no que se refere ao protagonismo feminino, segundo nosso Prefeito de Ladário Iranil Soares:  "É importante esse empoderamento para a garantia de seu espaço de direito e respeito na sociedade, tenho orgulho de ter em meu quadro funcional quase que 80% de mulheres"

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm mulheres entre a maioria dos beneficiários. No caso do Bolsa Família, elas são as responsáveis pela casa em quase 90% dos casos. Na fala do Gestor Alexandre Ohara: "Precisamos avançar mais nas politicas de prevenção e conscientização da violência contra a mulher, devemos TODOS contribuir com essa bandeira".

O Centro de Referência de Assistência Social de Ladário atua na prevenção de violência e danos quaisquer que forem para o ser humano, sendo que quase 90% dos atendimentos são direcionados a mulher e sua família. Segundo o coordenador desse centro Alexandre Orichuela: "É muito gratificante observar a garra da mulher que chega até o CRAS para exercer seus direitos, seja em beneficio eventual, Programa Criança Feliz e a busca de sua autonomia no mundo do trabalho"

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, oferta serviço especializados e contínuos a indivíduos e famílias que tenham seus direitos violados, promovendo a integração de esforços entre a rede socioassistencial e intersetorial, contribuindo para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários. Estamos celebrando o ?MARÃ?O MULHER?, lembrando que o trabalho com a mulher é realizado por todo ano, inclusive com plantões. De acordo com a coordenadora do CREAS a psicóloga Auryane: "Durante todo o ano o CREAS trabalhou projetos voltados para a mulher, com vistas a contribuir para o empoderamento feminino, como por exemplo, o grupo de atendimento psicossocial das mulheres vítimas de violência, objetivando o rompimento do ciclo de violência e garantias de direitos finalizou".