07 DEZ 2018
Evento da Secretaria de Saúde é realizado na Av.14 de Março

A Secretaria de Saúde de Ladário realizou ação na Av.14 de Março e contou com o apoio do NASF. O evento teve início as 17h de ontem (06/12) e teve direto a aula de zumba, panfletagem e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Simone de Araújo Roca Fernandes, gerente da Secretaria de Saúde de Ladário disse que a importância da ação é a conscientização da população na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, ela ressaltou a importância de se fazer os testes, não só no momento da ação, mas também periodicamente, para que se detectada a doença, se inicie o tratamento o mais breve possível. "Nós trouxemos hoje os testes rápidos, que temos também em toda a rede de saúde do município, eles são testes para identificar HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Nós hoje não temos mais grupos de risco, todo mundo está suscetível a pegar essas doenças se não houver o ato de prevenção, então é importante que, não só os exames estejam em dia, mas também, que seja feito o uso dos preservativos e dos métodos de prevenção", disse Simone  que completou, "Hoje o tratamento para a AIDS é disponibilizado pela rede pública e a pessoa pode ter uma vida normal, desde que ela cuide da sua alimentação, cuide da sua saúde e pratique exercícios físicos"

Não há um número oficial das pessoas que hoje estão com a doença no município, pois todos os que são detectados com o vírus, são encaminhados para o Centro de Saúde João de Brito e lá eles dão início ao tratamento, porém não há informação de quem são as pessoas nem o quantitativo. Isso é feito para que não haja constrangimento, nem exposição da imagem da pessoa.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) também esteve marcando presença, Henrique Vieira Pereira, Coordenador do Núcleo, informou que a função do NASF é dar suporte para o atendimento da população e também suporte para a equipe que presta esse atendimento. "Toda a população que é atendida nas unidades de saúde recebe esse apoio da equipe multidisciplinar, tanto os usuários, quanto as equipes. É realizado um apoio teórico e pedagógico com as equipes para melhorar o atendimento para a população, e também o atendimento diretamente com a população, através de atendimento individual e grupos de palestras. O núcleo realiza vários projetos e atende diversos públicos, temos atividades físicas, projeto de atendimento as gestantes, planejamento familiar e realizamos as ações em conjunto com a secretaria de saúde", disse Henrique.