12 NOV 2018
ESCOLA MUNICIPAL NELSON MANGABEIRA É VENCEDORA DE CATEGORIA DO PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2018 E IRÁ REPRESENTAR O MUNICÍPIO NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO EM BRASÍLIA

No último dia 7 deste mês, a Rede Municipal de Ensino de Ladário recebeu da Comissão Nacional da CORDINFÂNCIA e da Procuradoria do Trabalho, os resultados dos trabalhos dos alunos que se classificaram na etapa estadual do MPT na Escola, o que os credenciou a participar da etapa nacional.

O destaque da notícia se deu à Escola Municipal Nelson Mangabeira, vencedora da modalidade Curta Metragem, para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, obtendo a pontuação de 57,2 pontos, 1,7 pontos a mais que a segunda colocada. O trabalho ganhador trouxe uma temática diferenciada em forma de telejornal, com o tema "Não deixe a peteca cair". Os alunos que participaram nesta categoria foram Emanuel Sanabria Mercado/Flávia Alessandra da Silva Lemos/Joanderson Júnior Barboza Gomes da Penha/Mikael Kaled dos Santos Raldes/Suellen Santos Pereira/Bianca Torres Nunes Tejara sob a orientação das professoras Fátima Fontes e Arla Aldama.

O Município também surpreendeu com as boas colocações, como a modalidade poesia, da Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, na categoria 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, ficando em 4º lugar, com 37 pontos, e na modalidade conto, a Escola Municipal Nelson Mangabeira, ficando em 10º lugar com 49,1 pontos. Ressalta-se que estes trabalhos passaram por longos processos de avaliação, sendo eles, local, regional e por fim, o nacional, concorrendo com todo o território nacional, envolvendo inúmeras instituições escolares de diversas redes de ensino.

Ao todo, participaram 88 alunos em todas as categorias e modalidades, onde para a categoria quartos e quintos anos, 36 trabalhos foram entregues, sendo 1 trabalho na modalidade conto, 3 curta metragens, 16 desenhos, 4 esquetes teatrais, 1 música e 11 poesias, com 79 alunos participantes e na categoria para os sextos e sétimos anos, entregues 9 trabalhos, sendo 3 trabalhos na modalidade conto, 3 trabalhos, 3 desenhos e 3 poesias, com 9 alunos participantes. Ao todo 23 professores estiveram à frente dos projetos. As Escolas participantes foram a Escola Municipal Professor João Baptista, Marquês de Tamandaré, Nelson Mangabeira, Francisco Mendes Sampaio, 17 de março, Irmã Régula, Farol do Norte e Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso.

O Município de Ladário já é pioneiro em participação neste projeto, com quantidade de alunos e escolas, onde em 2016, a Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, também representou Ladário com ganhadora desta mesma categoria em Brasília.

Segundo a Coordenadora Municipal do MPT na Escola, Elaine de Castro, a mesma sente-se muito satisfeita, principalmente por estar a frente da coordenação do projeto por três anos seguidos, destacando que o município vem tendo adesão maior a cada ano às categorias e modalidades. Os alunos estão conhecendo cada vez mais seus direitos e recebendo informados de como agir em caso de violação de seus direitos. Esse ano o tema o "Trabalho infantil doméstico", demonstra uma realidade difícil de ser diagnosticada e muito frequente em nossa cidade.

Os alunos e professores, junto ao diretor da Escola, estarão presentes em Brasília - DF, no próximo dia 28 de novembro, para receber as premiações.

O trabalhado vencedor da etapa nacional está disponível no canal do youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=I8m9Q1-Y1v4.