09 ABR 2018
V SEMANA MUNICIPAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

V SEMANA MUNICIPAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

No ano de 2004, o sistema conselhos de psicologia institui o dia 14 de abril como o dia nacional de luta pela educação inclusiva. O objetivo foi mobilizar os psicologos para a politicas que vem construidas nos ultimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.

Em consonância com a constituição brasileira de 1998 que em seu artigo 206, diz que o ensino será ministrado com base nos príncipios da "gualdade de condições para o acesso e permanência na escola", com a lei de nº 9.394 de 20 de desembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Com a declaração de salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais (1994), o governo federal, através da secretraria de educação especial, iniciou em 2003, o "programa de educação inclusiva: direito à diversidade". O programa tem como objetivo disseminar em todo território nacional a política de inclusão, no sistema regular de ensino, dos alunos com deficiência.

A prefeitura do município de ladário, através da secretaria municipal de educação desde o ano de 2009 possui o núcleo de apoio a educação inclusiva que tem como um dos objetivos orientar e auxiliar a comunidade escolar nos processos de inserção, permanência e êxito escolar dos alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens.

No ano de 2018 realiza a v semana municipal de amplia a participação de todos os estudantes da rede municipal, estadual, particular e ufms, bem como da comunidade civil governamental e não governamental por meio de atividades alusivas a data e com o objetivo principal de sensibilizar a população para a importância da concretização da inclusão escolar e social a partir do respeito às diferenças e igualdade de direito.

09/04 - TEMA: RODA DE CONVERSA SOBRE AUTISMO

PALESTRANTE: GRUPO DE MÃES DOS AUTISTAS DO MUNICÌPIO