08 DEZ 2017
Município de Ladário alcança a segunda posição no Ranking da Transparência

A Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso do Sul divulgou hoje (7) o Ranking Estadual dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos sites dos 79 municípios e do governo do estado. A ação foi deflagrada pela necessidade de incentivar maior publicidade na administração pública e o controle social das receitas e despesas, prevenindo-se a prática de corrupção. Este é o quarto ano de divulgação do Ranking da Transparência, realizado pela Rede que integra o MPF (Ministério Público Federal), MPE-MS (Ministério Público Estadual), CGU (Controladoria-Geral da União) e TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Na avaliação criteriosa, o município de Ladário alcançou a segunda colocação no Ranking. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Ladário vem realizando grandes investimentos na área de informática, com intuito de alcançar esta importante marca. Na primeira avaliação (2014) o município obteve 5,5, na segunda (2015) 7,8, na terceira (2016) 8,7 e na quarta (2017) 9,8.

Conforme a Rede de Controle, os dados apresentados foram colhidos dos sites mantidos pelos Executivos Municipais e Estadual do Mato Grosso do Sul (MS) na internet, avaliando-se adequação à legislação e aderência às boas práticas de transparência pública dos órgãos brasileiros de controle.

As pesquisas nos sítios eletrônicos foram realizadas em novembro deste ano (semana de 6/11 a 10/11/2017). O exame foi realizado mediante a aplicação de um questionário padrão formulando com base na legislação vigente.

Para fins de avaliação, atribuiu-se ponto para os quesitos do questionário formulado que tiveram como resposta "Sim" e nenhum ponto para os quesitos com resposta "Não".