05 DEZ 2017
Campanha de Vacinação contra a Raiva iniciou nesta terça-feira

Começou nesta terça feira (5) a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, "quem ama cuida vacine seu animal" que tem a meta de vacinar 03 mil animais entre cães de gatos até o dia 22 de dezembro. A campanha esta sendo realizada pela equipe de agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

Das 07:30h às 12:30h, os vacinadores estarão espalhados em equipes  pelos bairros, pedimos aos moradores a colaboração de manter seus cães com coleira e animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira ,caso o morador não tenha seu animal vacinado o mesmo poderá ser levado ao Núcleo de Controle de Zoonoses localizado na Rua Emilia Alves s/n, bairro Alta Floresta I das 13:30h às 16:30h.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e profilaxia da raiva.

Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

Cronograma

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a vacinação Iniciará pelos bairros da parte alta e após os demais na seguinte ordem:

Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguá de 05 a 08 Dezembro, Cohab, Santo Antonio, Boa Esperança 11 a 15 de Dezembro, Ceac, Mista e Centro 18 a 22 Dezembro a  vacinação também será realizada na zona rural .