16 NOV 2017
20 de Novembro Feriado Municipal – Lei N° 846/2010

De acordo com a Lei nº 846/2010, que institui como Feriado Municipal o "Dia da Consciência Negra",  a Prefeitura Municipal de Ladário, através da Assessoria de Comunicação, vem informar a população ladarense que no próximo dia 20 de Novembro (segunda-feira),  não haverá expediente nas repartições públicas, exceto os serviços que são considerados indispensáveis para a comunidade.  O Pronto Atendimento no Posto Joaquim da Costa e Faria, funcionará normalmente das 07h às 00h inclusive a Farmácia Municipal. O posto Joaquim da Costa, fica no bairro Almirante Tamandaré (Cohab), rua Nicolas Scaffa, s/n, contato:3226-4119. Haverá coleta de lixo, plantões na AGEMTRAT, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Assistência Social (Plantão de Óbitos).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades educacionais do Município, estarão em atividades em alusão ao "Dia da Consciência Negra". A Escola Municipal 17 de Março, no próximo sábado, dia 18, às 19h, realizará o "Fest Afro 2017", evento este aberto a comunidade ladarense, haverá apresentações culturais e praça de alimentação. O ingresso pode ser adquirido na unidade escolar, antecipadamente ou na portaria.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. (https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm