27 JUL 2017
Desenvolvimento Rural vai comemorar 20 anos de Assentamento 72 com churrasco e corrida de cavalos

Já se passaram 20 anos desde que um grupo de sem-terra acampou na estrada da Companhia de Dragagem S/A (Codrasa), reivindicando as terras de uma fazenda improdutiva que hoje se transformou em polo de produção agropecuária. Os pequenos produtores rurais do Assentamento 72, em Ladário, plantam, criam e colhem, abastecendo parte do mercado interno e as cantinas da Rede Municipal de Ensino.

?Ã? por isso que precisamos fazer festa para comemorar essas duas décadas, para mostrar o que as famílias produzem, o que elas vêm fazendo e atestar a produtividade do assentamento?, disse Andréia Victório, presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural que trabalha par e passo com os produtores, ajudando a melhorar a produtividade e investindo em novas tecnologias.

A Festa dos 20 anos será no dia 5 de agosto, sábado, começando às 9 horas da manhã. Entre as atividades estão previstas corrida de cavalo, a tradicional carreirada; prova do tambor; prova do laço no cavalete; feira do produtor, com oferta de produtos em transição agroecológica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos; praça de alimentação, com comidas e bebidas típicas da região e churrasco completo.

O evento, marcado para acontecer na Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento  72, anexo à Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, terá um espaço especial reservado ao lazer da criançada e também contará com animais mansos para montaria. ?Até mesmo quem nunca montou poderá subir em um cavalo bem manso, animal preparado pelos produtores que se utilizam da montaria para a lida diária?, garantiu Andréia.

?Ã? isso, estamos plantando e aos poucos vamos colhendo. O que queremos é que os assentados realmente produzam?, disse o prefeito Carlos Ruso, um dos maiores incentivadores da Agricultura Familiar na região. ?Já disponibilizamos técnicos, maquinários e estamos buscando outros recursos para incentivar ainda mais o Assentamento 72. Queremos que esses 20 anos sejam um marco de desenvolvimento da produção?, afirmou.

Durante a festa, quem participar poderá conhecer um pouco do trabalho realizado no assentamento. A produção de ovos e galinha caipira, de caprinos e ovinos, os queijos feitos com o leite retirado no próprio assentamento, e o leite de boa qualidade. Além disso, será possível ver os avanços que estão sendo feitos através da tecnologia e os benefícios da educação para crianças e adolescentes do campo.