30 JUN 2017
Postos já tem quadro completo de médicos e pediatra para atender a população

Objetivando melhorar o atendimento à população a Secretaria Municipal de Saúde fechou o cronograma de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, com médicos fazendo o atendimento em todos os postos. "Além disso, atendemos ao maior pedido da população que era a contratação de um pediatra", comemorou a secretaria municipal de Saúde, Ana Lúcia Vasconcelos.

Foram meses de adequação e preparação da nova gestão que considera ainda estar avançando no setor. Os primeiro seis meses demandaram principalmente o planejamento estratégico da saúde que hoje já tem estrutura melhor, equipamento, aparelhamento e material humano para cumprir com o seu papel de atender bem aos moradores.

"Estamos trabalhando de forma profissional, sem alardes e sem a preocupação de não sermos criticados. Por isso pedimos paciência aos munícipes, porque sabemos o que estamos fazendo e tudo é fruto de um planejamento para a execução de serviços consistentes que realmente venham de encontro aos anseios da população e não firam a Lei de Responsabilidade Fiscal e nem onere levianamente os cofres públicos", explicou o prefeito Carlos Ruso.

A atenção Básica em Saúde hoje já é uma realidade no município de 22 mil habitantes que tem uma das menores arrecadações do Estado. Além dos médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, a Prefeitura contratou, com recursos próprios, mais profissionais para suprir as lacunas.

Um casal de venezuelanos atende em todos os postos, de acordo com o cronograma que pode ser conseguido em todas as unidades. Simon Andres Basantes Lopez e Yuglene Yvete Guerrero fazem parte da equipe médica de Ladário que também tem os cubanos Harold Villalon Barzaga e Nestor Molinet Virgil, além de profissionais brasileiros.

"Eu comecei aqui, quando estava na Marinha. Nada mais justo agor, dar a minha parcela de contribuição para Ladário e para a administração. Sou amigo do prefeito Ruso e estamos somando em sua equipe", disse o pediatra Éder Brambilla que já foi vice-prefeito de Ladário, deputado estadual duas vezes pela região e duas vezes prefeito de Corumbá.

Brambilla atende no período da manhã. Na terça e na quinta feira na UBS Maria Ramona Francisca da Cruz, no Nova Aliança; na quarta feira na UBS João Fernandes, no Alta Floresta; na sexta feira na UBS Joaquim da Costa e Faria, no Tamandaré (Cohab).

"São pelo menos quinze atendimentos aqui, desde as sete horas da manhã, o corredor fica cheio, as mães gostam muito do atendimento do dr Éder", disse Taciane de Aguiar Garcia, técnica de enfermagem do Joaquim da Costa e Faria.

Segundo a secretária de saúde, ainda faltam alguns ajustes, mas já são muitos os avanços na atenção básica. "Estamos trabalhando para melhorar ainda mais, mas tudo tem que ser feito com calma, profissionalismo e planejamento", afirma ela.