05 MAI 2017
Agentes de saúde e enfermeiras se capacitam para melhorar acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família

Secretaria Municipal de Saúde de Ladário em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, realizou no dias 04 e 05 de maio de 2017, reunião com os agentes comunitários e enfermeiras nas 07 Unidades de Saúde Básica, tratou das responsabilidades relacionadas ao cumprimento de ações na área da saúde, para melhorar as condições de desenvolvimento das famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, principalmente das crianças e adolescentes. Acompanharam a reunião a gestora do Cadastro Único Dayane Martins, a coordenadora do Programa Bolsa Família na Secretaria de Educação Maria Claudia Castello e o Coordenador do Programa na Secretaria de Saúde Saturnino Almeida,

Uma vez por semestre a secretaria de saúde realiza o preenchimento mapa de acompanhamento com peso e altura. Iniciamos no mês de março e vai ate o dia 13 de maio. Condicionalidades do programa na saúde é garantir a oferta das ações básica de saúde, ofertando ações de pré-natal, vacinação e acompanhamento do estado nutricional da criança. Menores de 07 anos e todas as gestantes de 14 à 44 anos. Gestante; - fazer a inscrição do pré-natal e comparecer as consultas. Crianças menores de 07 anos  - levar as crianças á unidade de saúde para realização acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, cumprir com o calendário de vacinação da criança. Ministério da Saúde através da Secretaria Municipal de Saúde de Ladário está distribuindo 01 frasco de repelente para às gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família. Objetivo da entrega desse produto é a prevenção de doenças causadas pelo  Aedes aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças.

Ladario hoje tem o numero de 1950 famílias que recebem a Bolsa família. É importante destacar que a parceria entre Saúde, Assistência Social e Educação é indispensável no sentido de dar garantia a esse acompanhamento. "Vale destacar a importância do trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, pois são eles que identificam e levam informações aos beneficiários do programa" destacou Saturnino de Almeida Coordenador da Bolsa Família na Saúde.