25 ABR 2017
Serviço de Inspeção Municipal deve ser implantado em Ladário ainda este ano

Está quase pronta a minuta da lei que deve implantar em Ladário, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). É uma forma de certificação da produção de alimentos de origem animal, que viabiliza ao produtor fazer a comercialização, com garantia de qualidade do produto, tornando-o confiável ao consumidor.

"Essa minuta ainda pode sofrer algumas modificações, mas no geral, ela já está confeccionada", disse Andréia Victório, diretora presidente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. O trabalho está sendo feito em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), órgão do Governo do Estado que atua no município de Ladário e com a Vigilância Sanitária Municipal.

O processo é longo, mas deve ajudar a organizar um setor que vem crescendo a cada dia. O pequeno produtor rural vem ganhando espaço e preferência junto ao consumidor. Ladário já produz muito do que se vende nas feiras e nos mercados, como queijo, doces, embutidos, e produtos in natura, como leite, verduras e legumes.

"Essa comercialização não é regulamentada, mas com a vinda do SIM, os produtores poderão trabalhar de uma forma legalizada e fiscalizada, levando ao consumidor, produtos comprovadamente de qualidade", disse Leandro Henrique Jung  coordenador da Agraer em Ladário. Ainda segundo ele, o SIM fortalece o trabalho da agência no incentivo à produção.

A minuta está na Secretaria de Planejamento, e na sequência, irá para o parecer final dos advogados da Procuradoria Geral do Município. Depois o prefeito Carlos Ruso vai enviar o projeto à Câmara para apreciação e aprovação dos vereadores. "Acreditamos que ainda este ano teremos a lei vigorando", disse Andréia, que acredita no desenvolvimento da produção rural a partir da criação do SIM.

Os serviços de inspeção são exigidos pela Vigilância Sanitária como forma de controle dos produtos brasileiros ofertados ao consumidor. São três instâncias, o Municipal, que dá direito ao produtor fazer a comercialização no município, o Estadual, que garante circulação em todo o Estado, e o Federal, que credencia o produto para venda em todo o país.