06 FEV 2017
Educação abre o ano com Jornada Pedagógica dando ênfase ao reajuste dos professores

Com a participação maciça dos professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de educação de Ladário (SMEL), abriu hoje o calendário escolar de 2017, apresentando o corpo técnico e os novos diretores das escolas e Centros de Educação Infantil. O prefeito Carlos Ruso participou do início da Jornada Pedagógica, na Casa do Marinheiro de Ladário (CAMALA), e ouviu da secretária, Sara Regina de Almeida, a reivindicação pelo reajuste da categoria, ao que disse estar ciente e disposto a considerar a proposta, apesar das dificuldades financeiras pela qual o município está passado, devido à crise nacional da economia.

"Sabemos das dificuldades da prefeitura, mas vamos trabalhar esse reajuste, né prefeito?", perguntou Sara, dizendo-se ciente dos problemas financeiros que vêm provocando a diminuição de gastos e um arrocho sem precedentes na administração pública. "Mas estamos há dois anos aguardando esse reajuste, e precisamos dele", afirmou a secretária que também é professora com dois registros e lotada com 44 horas semanais.

"Sei das necessidades da categoria, mas tivemos um decréscimo da nossa receita, da ordem de R$ 2 milhões, o que torna qualquer promessa agora, impossível de se cumprir, e eu não sou de fazer promessa e não cumprir", afirmou Ruso. O prefeito afiançou, no entanto, que a intenção é desenvolver um trabalho para driblar a crise e retomar o crescimento da receita.

"E eu preciso de vocês para isso, preciso da ajuda de cada um de vocês. Estamos fazendo um governo transparente e esse é o único pedido que eu fiz para os secretários. Acredito que, este ano, a crise será muito mais profunda do que no ano passado, mas aos poucos vamos vencer as adversidades, e em 2018, se Deus quiser, tudo voltará aos trilhos novamente".

A abertura da jornada ocorreu em clima de bastante descontração. Temas importantes foram colocados às claras, e Sara Regina já falou sobre algumas realizações, como a legalização da documentação das escolas para funcionamento. "Algumas estavam sem itens importantes, como a vistoria dos bombeiros que exigem o Plano de Segurança contra Incêndio e Pânico. Agora está tudo legalizado e com os devidos alvarás", garantiu.

Ela também falou sobre outras necessidades e problemas, como o transporte escolar que está com uma frota bastante danificada. "Nós procuramos um mecânico especializado e ele disse que os veículos estão cheios de gambiarras. Estamos fazendo uma reforma geral para garantir a segurança no transporte dos nossos estudantes".

Outro ponto é com relação à estrutura de escolas e creches que precisam de reparos urgentes, algumas, na fiação de energia elétrica. "Tem unidade que passou por reforma, mas continua com problemas graves. Tem fiação soltando faísca, mesmo desligada, com isso a rede pode até pegar fogo", disse Sara que pretende consertar esses problemas mais sérios até o início das aulas, marcado para 13 de fevereiro.

A jornada não terminou e, na tarde desta segunda feira, 06 de fevereiro, será feita em conjunto com a Rede Estadual de Ensino. "Nós estamos alinhando as ações do município com as do Estado, vamos trabalhar juntos", disse a secretária. A intenção é adotar um calendário único, que funcione em consonância. Hoje, tem professor que trabalha no Estado e no Município e é necessário que o alinhamento seja feito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024