09 OUT 2015
Com apoio da Marinha e Exército vacinação contra a raiva animal terá início nesta terça em Ladário

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, inicia nesta terça-feira, 13 de outubro, a campanha de Vacinação contra a Raiva animal em cães e gatos.

A meta para esta etapa é imunizar aproximadamente mais de 3 mil animais, o que representa 80% da população canina estimada no município.

De acordo com o Secretário de Saúde Cleber Colleone, serão ao todo, 30 militares, sendo 15 da Marinha do Brasil e 15 do Exército Brasileiro, bem como os Agentes de Combate às Endemias e Comunitário de Saúde.

"Esta campanha de vacinação é a forma mais importante e efetiva de realizar o combate a esta terrível doença mortal, que é a raiva. Para que seja possível a sua execução, a parceria entre a prefeitura de Ladário e as instituições militares é imprescindível para que possamos abranger toda a cidade, no espaço mais curto de tempo", disse Cleber Colleone.

Devido à circulação do vírus da raiva, no município de Ladário e Corumbá, para esta etapa, a equipe da Saúde percorrerá os Bairros de casa em casa, vacinando todos os animais que forem encontrados.

O primeiro Bairro a receber a ação, será o Centro e Santo Antônio. Logo em seguida será a vez do SEAC; Mista; Boa Esperança; Alta Floresta I e II; Nova Aliança; Potiguá.

Só durante a última campanha realizada pelo município, mais de 4,5 mil animais foram vacinados contra a doença e mesmo assim, até o momento, Ladário já registrou 14 casos confirmados laboratorialmente de cães contaminados com essa doença.

"Esses números representam a necessidade de urgência, para que todos os animais em nossa região sejam protegidos com a vacina. Por isso é importante a população também ser a nossa grande aliada nesta batalha, pois é de responsabilidade de cada um de nós, garantir a segurança de nossas famílias ", explicou o secretário de saúde.

A Doença

A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura e também pela lambedura em mucosas, como boca, olhos e pele que tenha ferimentos em abertos, se tornam um risco para as pessoas. Na natureza, o morcego hematófago " que se alimenta de sangue " é um dos mais importantes transmissores da raiva para outras espécies animais e para o homem.

Os principais sinais clínicos da raiva são: mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual), agressividade, salivação (o animal baba muito) e paralisia. Ocorre paralisia dos músculos faciais, o que impede a deglutição da saliva, daí a impressão do animal estar babando.

Os sinais clínicos nos humanos são bem parecidos com os que ocorrem em animais. A raiva é uma doença incurável, portanto, deve haver um controle rigoroso da vacinação dos animais domésticos e do campo. A vacina é a única maneira de controlar a doença.