27 FEV 2024
TURISMO
Empreendedores do Pantanal querem aprimorar atendimento e fisgar turistas pela gastronomia
Com informações da Assessoria de Imprensa Sebrae/MS

Em decorrência do Programa Cidade Empreendedora, de iniciativa do Sebrae/MS ao qual a Prefeitura Municipal de Ladário aderiu por meio de parceria, surge a oficina “Delícias no Anzol: fisgado pelo sabor”, promovida pelo Sebrae/MS. Em Ladário, a oficina aconteceu a bordo do barco hotel Celebridade, no dia 20 de fevereiro, e contou com a presença do Prefeito de Ladário, Iranil Soares, e do Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo Alexandre Orichuela.

A oficina foi direcionada guias de pesca, mulheres empreendedoras de comunidades, proprietários de pesqueiros e barcos hotéis que trabalham em Ladário, Corumbá e Porto Murtinho buscaram aprimorar técnicas de gastronomia para ofertar serviços diferenciados para turistas que visitam o Pantanal. São mais de 40 empreendedores que participam da oficina oferecida “Delícias no Anzol: fisgado pelo sabor”, ministrada pelo chef de cozinha e turismólogo Marcílio Galeano.

A analista-técnica do Sebrae/MS, Larissa Moraes, destacou que o aprimoramento de técnicas na cozinha possibilita que empreendedores possam ganhar uma nova habilidade para agregar opções ao produto que é oferecido. “Temos participantes que trabalham em barco hotel, que são guias de pesca, mulheres de comunidades, funcionários de restaurantes e pousadas. Buscamos incentivar as atividades portadoras de futuro, como é o caso do turismo, que tem potencial para alavancar o desenvolvimento regional.”

A proposta foi transformar um dos peixes mais requisitados por quem viaja pelo Pantanal, a piranha, em um prato diferenciado. Também foi apresentada técnica para criar opção para o turista vegetariano. Na oficina, além da aula do chef, todos os participantes produziram molhos e pratos, que passaram pelo crivo de quem estava na atividade. Em geral, eles já possuem uma experiência prévia de produzir diferentes pratos para quem está fazendo uma pescaria ou realizando ecoturismo, com observação de aves, caminhada por trilhas ou praticando navegação esportiva.

Tanto a piranha como a banana da terra podem surpreender quem está passeando pelas regiões onde os empreendedores atuam, seja por conta do sashimi ou ceviche elaborado com diferentes ingredientes, como o leite de coco, coentro e molho shoyu personalizado. A oficina procurou padronizar as técnicas de preparo e valorizar as normas de higiene, tanto quando o prato é elaborado dentro do barco de pesca, quanto em uma cozinha do barco hotel ou de um pesqueiro, bem como em um restaurante.

A presidente da Associação das Mulheres da APA Baía Negra, Virgínia Paz, participou da oficina com outros integrantes da entidade e comemorou que a cozinha do espaço comunitário, onde trabalham diretamente seis mulheres, ganhou uma nova especialidade para oferecer nas visitas de turistas. “Só vem a agregar. Vamos poder trabalhar com o sushi de piranha. Nunca tínhamos oferecido algo assim. Acreditamos que é mais um reforço para podermos gerar renda dentro da comunidade”, explicou Virgínia.

Vânia Ferreira Sorio trabalha com o barco hotel Celebridade há 20 anos e ressaltou que são as novidades que renovam o interesse do turista nas viagens. “A gente procura proporcionar aos funcionários novos conhecimentos porque o turista que vem visitar aqui sempre quer uma coisa nova. A tripulação que fez a oficina ficou muito animada. Aprenderam a fazer molhos diferentes. E é com a gastronomia que a gente fisga mesmo o visitante. Um grupo fala para o outro e a gente vai fechando novos contratos.”

"O Cidade Empreendedora busca identificar e desenvolver as potencialidades locais. A culinária pantaneira é uma das características únicas da região, e sua exploração pelos profissionais que operam no turismo é muito pertinente e bem recebido pelos participantes do "Delícias do Anzol", comentou Alexandre Orichuela, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo.

"O desenvolvimento de novos pratos ou mesmo uma variação de pratos já existentes na cozinha local é uma ótima ideia, pois aproveita os produtos e alimentos abundantes na região, e ainda cria uma nova opção para aqueles turistas recorrentes que retornam a Ladário para desfrutas nossas belezas, o que acontece bastante", afirmou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Fonte: Fundação Municipal de Turismo