04 DEZ 2023
Escola Marquê de Tamandaré realiza I Festival de Xadrez
 A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Escola Municipal Marque de Tamandaré  realizou nesta sexta-feira, 01 de dezembro, o I Festival de Xadrez com os alunos do 5º ao 9º ano do período vespertino.

O projeto começou a ser desenvolvido em Março deste ano com os alunos do 9º ano na aula de matemática para que eles tivessem mais concentração e raciocínio lógico.
Para a professora de matemática, Marcelina Costa, ensinar xadrez para para meus alunos foi muito importante para mostrar que existe uma ligação entre o xadrez e a matemática. Além de tornar o raciocínio mais rápido e lógico, e melhorar a concentração.

“Como meus alunos são muito agitados, e dispersavam muito fácil a atenção nas aulas, trouxe o xadrez pra dentro da sala de aula e agora  consegui melhorar o raciocínio e a concentração dos alunos durantes as aulas”, disse Marcelina.

Como os alunos gostaram e se desenvolveram muito bem acabamos transformando-os em monitores dos alunos do 5º ao 8º ano para que eles  ensinassem todas as regras e jogadas.
“Hoje estou muito feliz e realizada, pois o que era pra ser apenas um torneio com meus alunos do 9º ano, se transformou no I Festival de Xadrez do Marques de Tamandaré, e temos a participação de mais de 100 alunos, quase 90% dos alunos do período vespertino jogando xadrez, e disputando um lugar no pódio e a sua premiação”, concluiu Marcelina.

O aluno Luis Fernando Ortiz, do 9º ano, ficou muito feliz em aprender um novo esporte e lembra dos benefícios que vieram junto com o novo esporte.

“O xadrez melhorou meu raciocínio e me faz entender mais rápido os problemas de matemática. O esporte também abre porta para o futuro, pois muitas escolas dão bolsas para os melhores atletas. E como já sou melhor da minha escola, já estou pensando lá na frente o que posso ganhar”, explicou Luis.

Feminino – Classificação Final
1º lugar – Ana Clara Costa