05 OUT 2023
EDUCAÇÃO
"Somos Todos Diferentes": projeto da Educação trabalha a questão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade
Na manhã dessa quinta-feira, 05 de outubro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia em conclusão do projeto "Somos Todos Diferentes", com representantes da Rede Municipal de Ensino - REME - de Ladário. A apresentação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina, parceiros como SESI/SENAI, APAE, além de alunos, professores e servidores da Secretaria.

O projeto "Somos Todos Diferentes" é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Ladário com a Biblioteca do Conhecimento SESI que tem como objetivo trabalhar a sensibilização do tema da pessoa com deficiência na sociedade visando desconstruir a imagem de que essas pessoas não são capazes de levar uma vida normal.

"O projeto começou no início desse ano e abrangeu toda a REME, no ensino infantil e fundamental II, e mais 11 espaços na cidade de Corumbá. Nele tratamos do respeito às diferenças, focando as pessoas com deficiência na sociedade. Buscamos, assim, fazer com que as crianças e jovens compreendam que limitação não é sinônimo de incapacidade e que nem todo deficiente nasce deficiente, pois muito são vítimas de doenças e acidentes", relatou a Coordenadora do projeto, a Técnica e Assessora da Secretaria de Educação, Elaine Gomes de Castro Menezes.

Além das 15 unidades escolares de Ladário de Ensino Infantil e Fundamental II, o projeto percorreu na cidade de Corumbá o CAIJI/CRIPAM, o Moinho Cultural, a Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, a Escola Estadual Maria Helena Albaneze, e as Escolas particulares SESI, SENAI, APAE e a Academia Patrícia Gonzales.

"Esse projeto veio ao encontro da nossa realidade porque já trabalhamos a inclusão com nossos alunos. Ele quebra estigmas e discute um assunto atual pois a sociedade em que vivemos é diversa. A Secretaria Municipal de Educação de Ladário está de parabéns pela iniciativa e, principalmente, por trazer a discussão desde a educação infantil, dado a importância de os menores aprenderem a conviver com o diferente", afirmou Maria Estela Kerr de Souza, representante da APAE, presente ao evento.

"O 'Somos Todos Diferentes' é importante porque trabalha a inclusão da pessoa com deficiência, e essa inclusão é uma responsabilidade social; um dever social. E nada melhor que o ambiente escolar para trabalharmos questões de relevância social e trazermos isso para os nossos alunos, que são o futuro da sociedade, a importância de incluir, de acolher, de perceber o diferente e ainda sim conseguir entender que todos somos diferentes, mas que todos nós temos nosso espaço na sociedade", declarou Elizama Medina, Secretária Municipal de Educação.

No desenvolvimento do projeto, a Educação Infantil trabalhou personagens da Turma da Mônica, que possuem alguma deficiência, e o Ensino Fundamental II homenageou personalidades que possuem alguma deficiência. Entre os homenageados teve Andrea Bocelli, Frida, Hebert Viana e incluse Danilo Damião Marquês de Oliveira, ex-aluno da REME.

Na culminância do projeto as escolas puderam apresentar como desenvolveram o projetos em suas unidades, com apresentações distintas, desde explanação oral, teatro e música. Nesse contexto, a Secretária Elizama foi surpreendida pela presença de sua mãe, que teve poliomielite quando jovem e possui deficiência em uma de suas pernas, a qual lhe prestou uma homenagem pessoal carregada de emoção.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação