20 SET 2023
Fumacê começa a ser aplicado nos bairros de Ladário
A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da Coordenação de vetores da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou no fim da tarde desta terça-feira, 19 de setembro, uma ação de combate ao Aedes Aegypti, nos bairros Alta Floresta I e II, Nova Aliança e Potiguá.

Uma estratégia foi montada para a  aplicação do fumacê em veiculo de forma móvel. A aplicação acontecerá pela manhã a partir das 04h e no período da tarde após as 17h. E contemplará todos os bairros da cidade, com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito e proteger a saúde da população.

As ações serão feitas pelos agentes de combate a endemias, que além da continuidade da vacinação antirrábica, iniciarão o cronograma de aplicação do fumacê, disponibilizado através da Secretaria Estadual de Saúde. O município de Ladário está com índice de incidência abaixo de 1,0%, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Contudo há bairros que a infestação está acima do índice tolerável.

“Pedimos a colaboração da população para que possamos garantir a eficácia é necessário que portas e janelas das casas estejam abertas, para que o inseticida possa circular. Muito importante lembrar que essa é uma das formas de combate ao mosquito na sua fase adulta, mas todos os outros cuidados devem ser mantidos para impedir o surgimento de focos em possíveis criadouros, manter os quintais limpos, sem acúmulos de lixos, a participação de todos é fundamental, ressaltou Josiane Braga, Secretária Municipal de Saúde.

Fumacê

A aplicação de inseticida com o Ultra Baixo volume (UBV), conhecido como ‘fumacê’, é uma das alternativas utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para combater situações endêmicas de dengue, zika e chikungunya, doenças ocasionadas pela forma alada e adulta do mosquito fêmea do Aedes aegypti.

O inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) para o combate a essa fase do Aedes é o Cielo, produto químico composto por Praletrina e Imidaclopride. Com essa fórmula em baixíssima dose, o defensivo é capaz de provocar espasmos, queda e morte no mosquito alvo, agindo por até 25 minutos após sua aplicação.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde