30 AGO 2023
SAÚDE
Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado com atividade do Grupo de Apoio ao Tabagista - Ladário
Nessa terça-feira, 29 de agosto, é celebrado em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na ocasião, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu rodas de conversa com o tema “Sabores e aromas em produtos derivados de tabaco: uma estratégia para tornar a população dependente de nicotina”. O evento aconteceu na Policlínica, situada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.

A data foi criada pela Lei Federal nº 7.488/86 "visando a alertar a população para os malefícios advindos com o uso do fumo", conforme o parágrafo único, do artigo 1º, da referida lei. A atividade na Policlínica foi conduzida pelo Grupo de Apoio ao Tabagista - Ladário, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de rodas de conversas com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os riscos do uso do tabaco. Os profissionais da saúde trouxeram um alerta sobre riscos causados pelo uso de aditivos nos produtos derivados de tabaco.

“Hoje, temos cigarros com aromas e sabores de cereja, menta, chocolate, o que torna o produto mais atrativo para a população, principalmente para os mais jovens. Outro ponto importante é a existência alimentos que podem despertar 'gatilhos' para a vontade de fumar, como o café ou as bebidas alcóolicas, por exemplo. Existem ainda alguns estigmas do cigarro relacionados ao peso: 'se eu parar de fumar, vou engordar'. Trabalhamos essas e outras questões nas atividades do grupo de apoio ao Tabagista – Ladário”, explicou a Nutricionista Sarah Cordeiro.

"Eu estava aqui na Policlínica aguardando outro atendimento e a moça do perguntou quem gostaria de participar da dinâmica do grupo de apoio ao tabagista para parar de fumar. Só eu levantei a mão. Para mim foi bem difícil parar de fumar. Daquela dia até hoje já são cinco meses sem fumar, e eu afirmo que a vida é muito boa, mas o tabaco não tem nada de bom" relatou o Sr. Delson Oliveira dos Santos, participante ativo do grupo de apoio ao Tabagista - Ladário.

"A demanda de usuários com a manifestação de interesse em parar de fumar despertou a necessidade de uma ação e em junho de 2023 foi iniciado o Grupo de Apoio ao Tabagista, na Policlínica de Saúde de Ladário. Com encontros semanais, os participantes contam com o trabalho de uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, psicóloga e profissional de educação física", esclareceu a Secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga.

"Todos os setores da Saúde têm se empenhado para atender melhor a nossa população. Ladário é um município pequeno, porém em comparação a municípios maiores, estamos conseguindo proporcionar uma atendimento satisfatório aos cidadãos", comentou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

Intervenção cognitivo-comportamental do Grupo Apoio ao Tabagista

A abordagem se baseia no autoconhecimento ou no auto manejo para que o indivíduo aprenda como lidar, e se livrar do ciclo vicioso da dependência, e assim tornar-se um agente de mudança de seu próprio comportamento. Nos encontros, são realizadas atividades voltadas para as questões sociais, físicas, psíquicas, culturais, alimentares e ambientais.

A intervenção tem como objetivo uma redução gradual da nicotina e posteriormente a parada através das estratégias de enfrentamento diante das situações de risco que levam o indivíduo ao ato de fumar. Os procedimentos empregados são diversos: esclarecimentos sobre a atuação da nicotina no organismo; orientações aos pacientes acerca de como lidarem com os sintomas de abstinências; os tipos de dependência do cigarro; entre outros.

Os grupos são estruturados em quatro sessões semanais, e a manutenção a cada quinze dias, com a prevenção de recaídas, por um período de pelo menos um mês, após o término do grupo de parada.

Para a participação no Grupo de Apoio ao Tabagista – Ladário, o interessado deve entrar contato com sua unidade básica de saúde referenciada, ou procurar a Equipe Multiprofissional na Policlínica de Ladário: a Nutricionista Sarah Cordeiro ou a Psicóloga Rosa Balbina.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024