11 AGO 2023
Dia 11 de agosto: dia do estudante
Nessa sexta-feira, 11 de agosto, é celebrado o dia do estudante. Uma data para lembrar da relevância do aprendizado na vida das pessoas. O artigo 225 da Constituição Federal institui que "a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Segundo informações da revista Exame (https://exame.com/pop/dia-do-estudante-entenda-a-origem-da-data-que-e-celebrada-em-11-de-agosto), apesar de ser comemorado desde 1927, a origem da data surgiu 100 anos antes. Dom Pedro I, então Imperador do Brasil, inaugurou em 11 de Agosto de 1827 os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Elas se localizavam em Olinda (PE) e no Largo São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Na Rede Municipal de Ensino - REME - de Ladário existem atualmente 3.756 alunos distribuídos em 6 Centros Municipais de Educação Infantil e 9 Escolas. "A rede forneceu livros de literatura para melhoria da leitura, bem como professores preparados e capacitados para desenvolverem um aprendizado de qualidade. Com essas e outras ações, mantemos o compromisso da atual gestão com o aprimoramento e a universalidade à Educação em Ladário", esclareceu a Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina.

Ademais, a Secretaria de Educação desenvolve programas e projetos educacionais em parceria com outras instituições:

- Projeto MPT na Escola: tem como objetivo central levar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) para o ambiente das salas de aula e, já na primeira infância, conscientizar meninos e meninas sobre o trabalho infantil. Para isso, o MPT (Ministério Público do Trabalho) conta com o apoio primordial de toda a comunidade escolar, com foco nos professores e nas professoras, que são os grandes agentes da promoção e sensibilização dos alunos e alunas.

- Programa MS Alfabetiza (Governo do Estado) – Todos pela Alfabetização da Criança_ tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados a sua idade e ao seu nível de escolarização.

- Jogos da REME: estimulando o esporte para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Ladário, incluindo alunos com necessidades educacionais, com esportes adaptados, como a bocha.

- Fornecimento de kits escolares e uniformes escolares e alimentação de qualidade durante o ano letivo.

Tendo em vista os esforços em prol da Educação, o Município de Ladário colhe resultados positivos apontados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em comparação a anos anteriores:

- Anos inciais: em 2013 a nota era de 3,8; e em 2021 alcançou a nota de 4,9.
- Anos finais: em 2013 a nota era de 2,8; alcançando em 2021 a nota de 4,3.

A meta é alcançar a média de 6, que é o valor correspondente a um sistema educacional dos países desenvolvidos no quesito qualidade de ensino.

O estudante é a peça fundamental de um mundo melhor!
Fonte: Secretaria Municipal de Educação