14 JUL 2023
Escola Municipal Professor João Baptista lança projeto 'Horta na Escola'
 A Prefeitura de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Educação de Ladário em conjunto com a Escola Municipal Professor João Baptista realizou na tarde desta quinta-feira, 13 de junho, o lançamento do projeto "Horta na Escola", atividade que busca desenvolver as competências socioemocionais através da socialização e colaborar para as reflexões e ações sobre o uso da terra, bem como para as atividades práticas nas diversas disciplinas.

O projeto é fruto de ações das diversas disciplinas que compõe a grade curricular dos alunos da rede municipal de ensino, a ideia inicial surgiu de proposta feita aos alunos que dos Níveis I e II que são regulamente matriculados no Projeto de Aceleração que desenvolve atividades com alunos que se encontram em situação de distorção idade/série.

Antecederam ao Projeto da Horta atividades de Educação Financeira e de Reciclagem que fomentou o empreendedorismo, a professora responsável por desenvolver uma das atividades relata que o Projeto contribuiu para angariar fundo para a festa de formatura:
"Mostrei aos meus alunos que tudo pode ser transformado em algo, num brinquedo, artesanato, ou instrumento musical e assim ganhar uma renda extra, desde que tudo seja bem elaborado e com capricho”. (Professora Milena Mônaco

Para os alunos o projeto oportunizou momentos de reflexão acerca da transformação dos materiais em objetos funcionais para a aluna Jussara Ayala dos Santos, matriculada no Nível I do Projeto Aceleração "Muitas pessoas não tem condição de comprar um brinquedo aí você mesmo pode fazer um brinquedo diferente e legal e dar de presente".

Para o diretor da unidade de ensino Valtencyr Teixeira de Carvalho a proposta do trabalho apresentada pelos professores foi extremamente importante para a conscientização do alunos para conhecer o real valor do dinheiro, e a partir daí o projeto ampliou e , foi quando pensamos na horta hidropônica que existe na cidade, através da parceria com um produtor da região conseguimos os materiais necessários para criação do espaço da horta, conclui o gestor que informou que todo o valor arrecado com a produção dos alimentos será revertido em  de melhorias na unidade de ensino e que será um ambiente de inclusão onde todos irão participar e sendo responsável em plantar, cultivar e colher.

A secretária da pasta Elizama Medina, lembrou que todo o desenvolvimento do planejamento só é possível se trabalharmos juntos e unirmos forças. "É extremamente importante projetos como os que foram propostos, ações como essas agregam valores aos participantes e criam laços afetivos entre escola e alunos, ações bem sucedidas só são possíveis quando vemos toda equipe em busca de um objetivo".
Fonte: Secretaria Municipal de Educação