13 JUL 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da Escola Municipal Irmã Régula visitaram a Biblioteca Indústria do Conhecimento
A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Educação, levou os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Irmã Régula a Biblioteca Indústria do Conhecimento (BIC), que oferece aulas de reforço escolar, robótica, hora do conto, 1ª infância BIC e o projeto 60+.
Quando os alunos chegaram na biblioteca participaram da Hora do Conto, que desta vez falou sobre Monteiro Lobato e contou com a presença dos personagens, Emília e da Tia Anastácia que leram um conto para eles. Logo depois a turma é dividida em duas partes, uma participou da aula de robótica e a outra foi para a aula de tecnologia e informática. E no final todas foram brincar no parquinho, na parte externa.
Anielson Messias, Gerente de Políticas Educacionais, lembrou que a Escola Irmã Régula tem ensino em tempo integral, "por isso eles vem a biblioteca uma vez por semana para desenvolver matérias específicas que fazem parte da grade curricular, matérias como ciência e suas tecnologias, corpo em movimento, entre outras".

A coordenadora da Biblioteca, Josiane da Silva, lembra que quando as crianças voltaram a frequentar o local, depois desses 2 anos de pandemia, tivemos algumas dificuldades na parte da leitura e do desenvolvimento delas."Por isso quando as crianças não podem vir até aqui, nos vamos até eles para que esse suporte seja criado".

Josiane também faz parte da contação de histórias, ela se transforma em vários personagens. Nesta manhã foi a vez dela dar vida ao personagem tão amado pelas crianças a Emília do Sítio do Picapau Amarelo.

"Quando eu visto a fantasia eu me transformo e ver os olhinhos dessas crianças brilhando, e prestando atenção na história é muito realizador, vale qualquer sacríficio que fazermos", disse Josiane.

A aluna Manuela Vitória Oliveira, de 6 anos, logo que viu a Emília já foi logo dizendo que era sua fã e amava as suas aventuras. "Eu amo a Emília e toda a bagunça que ela faz, mas também gosto da barbie e das aulas informtática que temos aqui. É tudo tão legal", conluiu Manuela com um sorriso no rosto.

Para a professora Aimê do Prado, essa parceria ajuda muito no desenvolvimento das crianças, "trabalhamos com o lúdico delas, incentivamos a leitura, além da parte da tecnologia, onde damos continuidade a alfabetização que é feito em sala, aqui no computador eles também fazem isso só que de uma maneira mais divertida".
A Biblioteca é uma parceria da Federação das Indústrias no Estado (Fiems), com o sistema S, que juntamente com a Prefeitura que mantem o local, e hoje conta com um acervo de mais 5 mil exemplares, que é renovado a cada 2 anos. E possui uma média de 240 atendimentos entre crianças, jovens e idosos.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação