11 JUL 2023
Iniciada a Campanha de Vacinação contra a Meningite ACWY
Nessa segunda-feira, 10 de julho, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a Campanha de Vacinação contra a Meningite ACWY na Rede Municipal de Saúde de Ladário. A campanha deve se estender até 31 de julho.

A Neisseria meningitidis (meningococo) é um das principais bactérias causadoras de meningite. Os indivíduos podem variar do quadro de portadores assintomáticos da bactéria ao desenvolvimento da doença meningocócica (DM), podendo essa ser fulminante.

A Secretaria Estadual de Saúde recomenda a administração de vacina Meningocócica ACWY até 31 de julho deste ano em todo o Mato Grosso do Sul aos seguintes grupos prioritários:
I - 01 DOSE vacina Meningocócica ACWY: adolescentes na faixa etária de 11 a 18 anos de idade, não vacinados ou com cinco anos ou mais da última dose da vacina Meningo ACWY;
II - 01 DOSE vacina Meningocócica ACWY: PROFISSIONAIS DE SAÚDE, não vacinados com a vacina Meningo ACWY;
III - 01 DOSE DE REFORÇO vacina Meningocócica ACWY para adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids com cinco anos ou mais da ultima dose recebida de vacina meningocócica Conjugada (MenC ou menACWY), seguindo recomendações do CRIE.

Seguem abaixo os horários e locais de vacina na Rede Municipal de Saúde de Ladário:
De segunda a sexta-feira, das 07:30h às 10:30h e das 13:30h às 16:30h
- Policlínica_ rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, Centro;
- Unidade Báscia de Saúde - UBS - Maria Francisca_ rua João Lisboa de Macedo, s/n, bairro Nova Aliança;
- UBS Joaquim da Costa e Faria_ rua Nicola Scaff, nº 001, bairro Almirante Tamandaré;
- UBS Ércio Valle_ rua rua 17 de Março, s/n, Conjunto SEAC.
* Obs.: nas quintas-feiras, na Policlínica, o horário de vacinação será estendido das 8h às 20h.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde