07 JUL 2023
Prefeitura de Ladário inicia nova Grupo de Apoio
A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira, 06 de julho, uma nova turma do Grupo de Apoio com os usuários do SUS. A reunião aconteceu das 08h às 09h30 na Policlínica, situada a rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.

O Grupo de Apoio é uma ferramenta de educação e promoção da saúde, que borda vário temas, dentre eles o tabagismo, alcoolismo, ansiedade ao paladar, alimentação, resultados e benefícios da técnica de auriculoterapia. Procedimento (não medicamentoso) que tem como objetivo educar e promover saúde.

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, ao todo neste mês de julho serão quatro encontros, onde serão realizadas sessões de auriculoterapia, trocas de informações sobre suas experiências, incluindo informações sobre nutrição e saúde mental/ comportamental.

Nesta primeira sessão de auriculoterapia, o tema foi "Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde", na parte da nutrição: "Alterações no paladar e percepções olfativas no controle da fome" e na parte da psicologia: "O cigarro como válvula de escape em momentos de ansiedade".

“Muito bom saber que tem esse grupo aqui, porque já tentei várias vezes sozinha e não consegui, preciso de uma ajuda e sei que vocês estão aqui pra me ajudar, fiquei feliz.”, disse a paciente que não quis se identificar.
Todos os encontros ficam a cargo da Nutricionista habilitada em (PICS) - Auriculoterapia, Sarah Cordeiro, e da Psicóloga - Terapia Cognitivo Comportamental, Rosa Balbina Dias.

Confira o cronograma abaixo:

13/07 – 2° sessão de Auriculoterapia
Tema: Os primeiros dias sem fumar
Nutrição: A nicotina e o envelhecimento precoce
Psicologia: Como identificar os gatilhos que te impedem de parar de fumar

20/07 – 3° sessão de Auriculoterapia
Tema: Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar
Nutrição: Se eu parar de fumar, vou engordar?
Psicologia:Pequenas mudanças comportamentais que podem te ajudar a parar de fumar

27/07 – 4° sessão de Auriculoterapia
Tema: Benefícios obtidos após parar de fumar
Nutrição: Alimentos aliados no combate ao tabagismo
Psicologia: Como vencer o vício?

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde