03 JUL 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
II Almoço à Camponesa reúne produtores do Assentamento 72
A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação de Turismo, juntamente com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal, que é formado pelos profissionais da UFMS, da IFMS, da Embrapa e do Agraer, realizaram o II Almoço a Camponesa com os produtores do Grupo Bem Estar.

O Objetivo dessa atividade é fazer com que os consumidores saibam de onde vem a comida que eles compram, que colocam na mesa para assim criar uma relação de confiança entre consumidor e produtor.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal, Edgar Aparecido da Costa, o convite foi feito para as pessoas que consomem os produtos do Grupo Bem Estar, mas ele também é aberto a população porque assim outras pessoas podem conhecer um pouco mais sobre a produção.

“Nós realizamos esse tipo de atividade com os produtores por ser uma obrigação para que eles consigam a certificação orgânica, por isso quando falamos com os agricultores que a gente orienta e trabalha com agroecologia indicamos que seja feito esse tipo de serviço para mostrar para seus consumidores a forma como eles produzem, e buscar a confiança entre consumidor e produtor”, explicou Edgar.

A nutricionista Laura Helena Ferreira de Oliveira, disse que a ideia é mostrar o tratamento que a terra e a água tem. “Então quanto mais a gente mostrar o natural e o saudável que é, mas estaremos mostrando para as pessoas que estão comprando que é um produto saudável, que a terra produz e que eles estão voltados para o sustentável”.

Lousarina de Lima Soares, proprietária do sítio onde foi realizado o almoço, colocou a importância dessa parceria que existe, pois somente graças a eles conseguiram aumentar as suas vendas.

“Pra nós sempre é bom receber esse apoio, com isso criamos esse projeto ‘Bem Estar’ o que nos ensinou muito e acaba sempre nos ajudando a divulgar nossos produtos, para as pessoas criamos um grupo e mandamos pelo whatsApp a lista do que temos durante a semana, além disso também passamos a vender para instituições como a Marinha, Exército e Prefeitura”.

Luciano Jara, secretário de administração, lembrou que os equipamentos que foram entregues pela Prefeitura e Agraer já estão sendo usados pelos assentados. Além também dos diversos implementos agrícolas que facilitam hoje, “o trabalho do solo, o plantio, para que eles possam produzir mais e levar alimentos de melhor qualidade as nossas escolas municipais e as nossas mesas”.

Quando as pessoas chegam para o almoço, elas vão conhecer a horta e os agricultores e os agrônomos vão explicar os sistema de produção e explicar como que se faz para produzir sem agrotóxico. E logo depois as pessoas colhem o que elas vão comer para que seja evitado o desperdiço.

A ideia desse almoço é a cada ano seja feito em um sítio diferente, criando um rodízio entre os agricultores, para que assim todos possam mostrar a sua produção.

Fonte: Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal