30 JUN 2023
APA Baía Negra realiza comemorações da festa de São Pedro
Para celebrada o dia 29 de junho, Dia de São Pedro, a comunidade ribeirinha da APA Baía Negra, localizada em Ladário, realizou durante esta manhã, uma festividade que é aguardada com entusiasmo pelos moradores locais.

A festa de São Pedro é um evento de grande e tradicional, com um significado especial para a comunidade ribeirinha da APA Baía Negra. Segundo relatos da moradora Elenir Proença mais conhecida como Dona Branca, São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, o que torna a festividade ainda mais especial para a comunidade.

A Sarlidei Pena Machado disse que São Pedro, como padroeiro dos pescadores, estabelece uma conexão profunda com os moradores ribeirinhos da APA Baía Negra. "A festa não é apenas religiosa, mas também simboliza a importância do rio na vida desses moradores que é um momento de gratidão e reconhecimento pela natureza que os sustenta".

Segundo o Diretor-presidente da Fundação Municipal de Turismo, Alexandre Orichuela, a festa de São Pedro na APA Baía Negra vai além da dimensão religiosa, sendo também uma oportunidade para os moradores expressarem sua fé e devoção. "É um momento de unir as famílias e estabelecer laços mais estreitos entre os ribeirinhos. No entanto, a festa de São Pedro não se limita apenas ao aspecto religioso, ela também tem como objetivo oferecer momentos de diversão e interação para todas as idades, com uma programação que inclui dinâmicas garantindo a participação e o envolvimento de toda a comunidade".

Essa festa é um resultado do trabalho que está sendo realizado com a comunidade e que participam do Projeto Multiplicadores Ambientais. Esse trabalho é uma preparação estratégia com a comunidade para a questão da autonomia e protagonismo.

"Eles fizeram toda a decoração, nós estamos tentando criar esse sentimento de organização, de pertencimento da cultura local, para que posteriormente possamos transformar esse trabalho num receptivo para futuros visitantes", explicou Orichuela.

São Pedro é reverenciado como o santo padroeiro dos pescadores, o que torna essa celebração ainda mais especial para a comunidade cuja vida e sustento estão intimamente ligados às águas.

Essa festividade é um evento de relevância cultural e religiosidade que desempenha um papel significativo na preservação das tradições locais e no fortalecimento dos laços comunitários. São Pedro um dos primeiros discípulos de Jesus e considerado o líder dos apóstolos.
Fonte: Fundação Municipal de Turismo