03 ABR 2023
SAÚDE
Psicólogas da Policlínica abordam questões sobre Ansiedade e Depressão em Grupo de Apoio

Nesta sexta-feira, 31 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Ladário promoveu mais um encontro do grupo de Apoio realizado na Policlínica, que fica localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, centro.

O grupo de Apoio é coordenado pela Psicóloga Rosa Balbina, e a atividade acontece mensalmente em uma sala na própria unidade, que tem como objetivo proporcionar troca de experiências e informações, além de ser um espaço para a expressão de sentimentos e estimulo à participação ativa da família no processo saúde/ doença.

Ansiedade o que é?

A ansiedade, falando sobre ela, que ao mesmo tempo pode ser um sentimento natural ou um sintoma de uma doença ou um transtorno mental em si. A diferença está no quanto ela pode dificultar a vida, a rotina do dia a dia. Exemplo, todos nós podemos nos sentir ansiosos, geralmente quando vamos realizar uma atividade que nunca fizemos antes, como apresentar um trabalho ou conduzir uma reunião importante, um primeiro encontro, aquele frio na barriga. Vamos caracterizar Ansiedade positiva

Porém, quando ela começa a prejudicar na rotina, impossibilitando a realizar atividades corriqueiras e trazendo sofrimento emocional, existe algo mais sério a ser observado. Soa como alarme, causando um mal-estar, denominamos como Ansiedade negativa.

A Ansiedade segue um ritmo, uma subida na escala de agravante, onde o controle com a respiração e meditação pode ajudar, até a necessidade de buscar ajuda, junto aos profissionais da psicologia e psiquiatria. A utilização da medicação torna-se imprescindível, como um regulador dos sintomas, e a terapia um espaço de discussão de entendimento dos sintomas e o que desencadeou as crises de ansiedade.

Outro sintoma que advêm da Ansiedade é a Depressão, mas que também pode se instalar como uma doença, tão grave que pode levar a pessoa ao suicídio.

Como Grupo de Apoio, o momento é terapêutico, torna-se espaço de trocas de experiências riquíssimas, com as mais diversas formas de lidar com as dificuldades, ajudando assim, o próximo a ter um norte para as suas próprias elaborações de ações sobre as suas problemáticas.

Colaboradora: Genise Assad de Paula - Psicóloga-coordenadora do Psicossocial.