09 FEV 2023
SAÚDE
“Ação interagindo pela saúde” realiza palestra em alusão ao Dia Mundial do Câncer
 Nesta quinta-feira, dia 09 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra em alusão ao “Dia Mundial do Câncer” na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, 1197, centro.

A ação foi promovida pela equipe Multiprofissionais da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pela profissional de Educação Física; Andreza Sumára. O encontro contou a presença de aproximadamente 12 (doze) usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, e teve como premissa proporcionar a conscientização sobre o câncer.

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

A “Ação Interagindo pela Saúde” foi iniciada pela Profissional de Educação Física, que realizou um alongamento com os usuários, com o objetivo de dar mais disposição e satisfação aos presentes. Em seguida, a Nutricionista falou sobre a importância da boa alimentação e os riscos causados pela obesidade; o excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica e aumentos nos níveis de determinados hormônios, que promovem o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento da doença. Para finalizar, a Psicóloga conversou sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, e no impacto que tem em doenças físicas, pontuando sobre fazer a prevenção contra o câncer, e a notoriedade entre a alimentação, praticas de exercícios físicos e os cuidados com a mente.

A "Ação Interagindo pela Saúde" é realizada todas as quintas-feiras das 07h30min às 09h00min da manhã na Policlínica de Ladário, e é aberta ao público onde a equipe de Multiprofissionais traz diferentes temas relacionados à saúde todas as semanas. Você é nosso convidado, venha participar!

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde