25 OUT 2022
Dia 24 de Outubro é celebrada Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário
Na segunda-feira, 24 de outubro, o padre Fábio Vieira celebrou a Santa Missa Solene pelo dia de Nossa Senhora dos Remédios, com a presença do Prefeito de Ladário, Iranil Soares, entre outras autoridades locais e a comunidade. A missa aconteceu na Paróquia Santuário Nossa Senhora dos Remédios, localizada na rua Cunha Couto, nº 368, no centro de Ladário.
A comemoração em alusão à Nossa Senhora dos Remédios teve uma agenda permeada de fé, devoção e religiosidade. "A celebração do aniversário da nossa padroeira retrata os valores e os bons costumes não apenas da comunidade católica, como também da família ladarense", exclamou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.
Após a missa, se seguiu a procissão luminosa. Para encerrar, os presentes puderam apreciar o show com o cantor Gabriel Kzam, na praça do Santuário.
Origem da devoção
A devoção a Nossa Senhora dos Remédios (ou do Bom Remédio), teve início com São João de Matha, que fundou a Ordem da Santíssima Trindade e veio a falecer em Roma no dia 17 de dezembro de 1213. Com o intuito de resgatar os cristãos que foram feitos de escravos na África e no Oriente Médio, São João da Mata e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Para isso, precisavam de muito dinheiro. Então, eles buscaram o auxílio de Nossa Senhora, o remédio para todos os problemas que enfrentamos. Com o auxílio da Virgem Maria, conseguiram muito dinheiro e libertaram milhares de cristãos da escravidão.

O significado do título
Para a língua medieval, os substantivos “remédium” e “redémptio” e os verbos “remediare” e “redímere”, possuíam significados parecidos: resgatar, redimir, remédio, libertação e salvação. Este é o motivo pelo qual, em diversas escrituras dos séculos XVI-XVII, Nossa Senhora era intitulada como Nossa Senhora do Remédio, da Libertação e do Resgate.

Com informações do site https://cruzterrasanta.com.br
Fonte: Gabinete do Prefeito