-
Quando o assunto é futebol, em Ladário a garotada sabe bem o que é isso. Na última semana, a equipe de futsal SEAC, que faz parte do Projeto Vencer e representou o município, no Campeonato de Futsal da Funec, em Corumbá, acabou conquistando o lugar mais alto do pódio. Uma recompensa para a garotada que está curtindo o título de campeão, sendo este, o de grande importância para a carreira desses futuros craques de bola.
Para chegar ao topo do pódio foram cinco partidas. A grande final foi contra a equipe do Tenir, quando os atletas ladarenses acabaram aplicando uma goleada em cima dos adversários, ganhando a partida por 3x0.
Para o técnico da equipe de futsal SEAC, Ludimir Ferreira de Souza, mais conhecido como Xumi, na Pérola do Pantanal, a vitória foi difícil e o resultado foi conquistado com muito esforço, dedicação dos atletas, bem como à dos pais de cada jogador, que compareceram e vibraram com os jogos realizados no Complexo Esportivo daquela cidade e do apoio da Secretaria de Educação.
"A nossa grande diferença foi à alegria dentro de quadra. Além disso, me surpreendi com a confiança de cada criança. Foi muito bom vê-los jogar descontraídos, pareciam que já eram como jogadores profissionais. A torcida também contou muito e tudo isso é resultado dos treinamentos e também dos puxões de orelhas que eu, procuro passar pra cada um deles. Estou satisfeito com o resultado", contou Ludimir.
Toda essa dedicação começou há mais de 15 anos, quando Xumi, resolveu dar início ao Projeto Vencer, dentro do Conjunto SEAC, atendendo também outras localidades da cidade. "Foi uma necessidade que fazia falta para as crianças. Aqui já passaram muitos meninos", informou o treinador.
"Na verdade percebi que seria um pouco mais de esperança trabalhar com toda essa gurizada. São meus filhos. Tantas coisas ruins que acontecem nessa idade, pelo menos aqui, eles aprendem um pouco sobre como ser cidadão do bem. Não é apenas a regra do futebol, são conversas que fluem e acabam alimentando esperança de quem participa, afinal, sonhar com algo, e fazendo o que gosta é o resultado da operação matemática da vida", disse o treinador.
Os treinos acontecem em dias alternados no campo de futebol e na quadra do SEAC. Não existe um horário, o que tem que ser levado a sério é o comprometimento tanto da parte técnica, quanto a dos pequenos futuros craques de bola, que ajudam Xumi nessa caminhada, onde eles são as sementes que poderão ser colhidas no futuro.
"Resolvi fazer dessa forma, pois, fica bem melhor. A seriedade é levada a sério com esses garotos. É uma soma da minha vontade com a gana de cada um deles, chegando num só resultado, o bem entre o esporte e os estudos, porque pra você ser alguém na vida, o fundamental em primeiro lugar é o estudo, cobrado ao pé da letra desses jogadores", falou Xumi.
Para Luiz Claudio Pereira de Souza, 06 anos, e que foi eleito o artilheiro do campeonato, participar do Projeto Vencer é simplesmente o primeiro passo para almejar uma carreira de sucesso, já que o pequeno quer muito ver o sonho realizado, de ser jogador de futebol. E olha que futuro com as bolas ele tem de sobra.
"Eu gosto muito de vir jogar futebol. Estou aqui há dois anos. Aprendi muita coisa. Além do futebol, o nosso treinador nos ensina como ter um bom comportamento dentro da sociedade. Aqui é a minha segunda casa e fico feliz por ter feito tantos gols e ajudado a minha equipe. É para isso que treinamos", afirmou o Luiz Claudio que ainda completa, "meu sonho é ser jogador de futebol que nem o Neymar, jogador da seleção brasileira", fala o pequeno.
De olhos hipnotizados, o pai do garoto, Claudio Luiz de Souza Pinto, é só orgulho, "não basta saber jogar futebol, tem que ter a humildade para se chegar a algum lugar. No projeto, ele aprende além de futebol, a ser gente. Simplesmente o Vencer faz jus ao nome, proporciona vitória aos nossos filhos, só tenho a agradecer".
Mesmo com tantos anos de ensinar o esporte mais popular no Brasil e que revela grandes jogadores de futebol, Xumi, tem um sonho, de levar toda a garotada, que hoje somam pouco mais de 80 atletas dentro do projeto, sendo crianças, jovens e adolescentes, para participarem de um campeonato a nível estadual e nacional, representando Ladário.
"Sei que todos esses anos já é motivo para comemorar, mas quando não estiver mais aqui, que alguém de continuidade a esse legado. Queremos uma Ladário melhor, com esperança e acima de tudo, gente do bem, como vem acontecendo. Nessas oportunidades que a vida gera, quem souber ser um bom goleiro, agarrando ela, segue em frente", finalizou Xumi.
Fonte: