A continuidade da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Ladário está garantida, informou o prefeito municipal, Iranil Soares. “Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa na nossa cidade para vacinar o quanto antes o público-alvo dessa primeira fase da campanha. Todo nosso respeito ao Instituto Butantan, que proporcionou o início da vacinação contra a Covid-19 em todos os Estados. Mesmo sendo um momento de alegria e de esperança pelo fim da pandemia, não podemos baixar a guarda. É fundamental manter os cuidados necessários, como o uso de máscara e o distanciamento social”, observa o prefeito.
O município de Ladário, recebeu nesta segunda-feira, (08), do Governo Estadual nova remessa da vacina contra Covid-19. Foram entregues 210 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório SINOVAC em parceria com o Instituto Butantan. Seguindo o cronograma estipulado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), dessas doses recebidas, 140 serão destinadas para a continuidade do atendimento do grupo prioritário, idosos acima de 80 anos.
A logística da imunização para amanhã (09), contará com a unidade da Policlínica e com o sistema Drive Thru, das 7h às 12h, atendendo também aqueles que chegarem como pedestre. As equipes estão preparadas e seguirão todos os protocolos sanitários, para minimizar os riscos relacionados à Covid-19, durante a vacinação, conforme as explicações da Secretária de Saúde. “A orientação é que o munícipe também colabore na hora da vacina, com o uso obrigatório de máscara e evitando descer do veículo para manter o distanciamento social”, explica a secretária de saúde Josiane Braga.
Paralelamente à vacinação na policlínica, serão reservadas doses para imunização dos pacientes acamados dessa faixa etária. Informamos que o município não possui sistema de agendamento de vacina, uma vez que a equipe de saúde está fortemente empenhada em atender a população e conta com o registro atualizado dos nossos idosos acamados.
Além disso, a Prefeitura reservou 70 doses da vacina para a continuidade da vacinação dos idosos acima de 80 anos, iniciada na última segunda-feira, (01) para garantir o atendimento a este público.
Para receber a vacina, os idosos devem apresentar documentos como CPF, Cartão do SUS e Caderneta de Vacina. “A idéia é não criar impeditivos, para que possamos ser ágeis e vacinar o máximo de pessoas o mais rápido possível respeitando as prioridades” disse o prefeito.
A operação é realizada em conjunto com o apoio da Policia Militar, Guarda Municipal e Agemtrat, garantindo a ordem e a segurança de todos.
A Prefeitura informa que a divulgação das próximas etapas do calendário depende do envio de novos lotes de vacina pelo Ministério da Saúde.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA - PML