07 JAN 2021
Secretaria de Saúde supera meta de vacinação contra poliomielite
vacinação

A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite teve inicio no dia 05 de outubro e foi encerrada no dia 30 de dezembro. Em algumas cidades o prazo foi estendido devido às dificuldades de algumas cidades em atingir a meta por razão da pandemia, o que não foi o caso de Ladário, que superou a meta antes do prazo definido e vacinou até o dia 20 de dezembro, mais de 110,42% das crianças no município, sendo que a meta era de 95% de imunização.

A Secretária da Saúde, Josiane Braga ressalta que a meta foi atingida graças ao trabalho em conjunto do Setor de Imunização com a Atenção Básica de Saúde e também ao trabalho dos agentes comunitários do município ''isso foi fundamental para que avançássemos os números e atingíssemos a meta'', disse a Secretária.

Quanto a segurança das salas de vacinação a Secretária afirmou que "as unidades oferecem segurança e foram devidamente preparadas para receber as crianças e adolescentes respeitando os protocolos de biossegurança".

Para alcançar o objetivo a Secretaria de Saúde de Ladário prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite, além disso, realizou busca ativa de casa em casa e dias ''D'', respeitando todos os protocolos de biossegurança municipais e ministeriais.

O objetivo da vacinação é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade.

Após a campanha, as vacinas continuarão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município, para que possa aumentar a cobertura vacinal contra a doença.

Fonte: REPRODUÇÃO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - PML