09 JUN 2017
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Prefeitura cria link para que população participe da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias

"Nós queremos ouvir os moradores de Ladário, queremos que todos opinem a respeito do que deve ser feito com o dinheiro público", isso foi o que disse o prefeito Carlos Ruso sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que regulamenta tudo o que a prefeitura fará no ano seguinte, com as verbas que entrarão nos cofres do município.

"Não quero administrar sozinho, tenho plena consciência de que cada um sabe o que é melhor para a sua rua, para o seu bairro e, por isso, vamos dividir a responsabilidade de sugerir o que deverá ser feito, com a população". A partir desse conceito, das sugestões apresentadas na Audiência Pública da LDO e em conjunto com a secretária de Finanças e Planejamento, Norma Lúcy de Mello, a prefeitura vai facilitar a participação do cidadão, começando pelo formulário para apresentação das prioridades que será disponibilizado para toda a população.

"É importante que todos participem, mas como nem todo mundo consegue ir às audiências, nós vamos disponibilizar o formulário no site da prefeitura", disse Norma. Atendendo às sugestões dadas na audiência, realizada no dia 08, na Câmara Municipal de Ladário, serão  colocadas caixas de sugestão nas secretarias municipais, haverá a ampliação da divulgação das próximas audiências que passarão a começar às 18 horas, oportunizando a participação das pessoas que trabalham durante o dia.

"É importante frisar que os instrumentos de gestão se integram entre Planejamento e Orçamento, onde os programas do PPA terão metas e indicadores quantificados, a LDO explicitará metas para cada ano, e a LOA reservará recursos para sua execução, assim se completa o ciclo de planejamento, que deverá ser acompanhado, monitorado e avaliado", esclareceu Norma. A secretária conclui que esta é uma forma de planejar o futuro, de fazer com que as ações do Executivo Municipal, sejam previamente preparadas e executadas de acordo com as reais necessidades e anseios dos moradores.

O formulário já está disponível no site da prefeitura, no endereço eletrônico e pode ser acessado no canto inferior direito da página. Basta clicar no link "Sugestões para a LDO 2018", que o documento será aberto em world, separadamente. Depois de preenchido ele deve ser entregue na prefeitura, na Secretaria de Finanças e Planejamento, ou enviado no e-mail: financasladario.ms.gov.br.

O formulário de sugestões é simples e bem dividido. O munícipe vai poder opinar sobre Ações Legislativas, Planejamento, Finanças, Saúde Pública, Saneamento, Obras, entre outros setores que fazem parte da Administração Municipal. As sugestões serão discutidas em audiência pública, da qual todo cidadão poderá participar e, se aprovada, terá que ser executada.

Abrindo esse espaço, o município está convocando o cidadão para  que seja parceiro na elaboração do planejamento de ações para a cidade. O munícipe estará junto com a administração ajudando a construir uma cidade mais próxima àquilo que realmente é a vontade popular. Também é uma forma de evitar gastos desordenados do dinheiro público e de ajudar na fiscalização das ações.