09 MAI 2017
FUNDAÇÃO DE CULTURA
Fundação de Cultura do Estado vai emitir carteira nacional para artesãos ladarenses

Está confirmada a vinda a Ladário de uma equipe da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A comissão vai cadastrar os artesãos da cidade e emitir a Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual. Além de Ladário, a equipe vai a Miranda, Caracol e Sidrolândia.

A vinda dessa equipe a Ladário foi uma solicitação da Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação de Cultura, que esteve em Campo Grande em busca de parcerias para o desenvolvimento de projetos no Município e melhoramento das condições dos artesãos e artistas ladarenses. "Nós temos muitos talentos aqui, precisamos credenciá-los e organizar o setor, e é o que estamos fazendo. Com isso, todos passam a trabalhar de forma profissional e com horizontes muito maiores", disse a presidente da fundação, Antoninha Guimarães Farias.

O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de impostos em feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços, como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos que estejam com o documento em dia e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária.

A equipe vai estar em Ladário no dia 19 de maio, uma sexta feira. Os artesãos deverão ir até a Fundação de Cultura, que funciona no antigo cinema, na Avenida 14 de Março, 363, no centro da cidade. O horário vai ser das nove horas da manhã ao meio dia e de uma às quatro da tarde. Todos têm que levar os documentos pessoais e um comprovante de residência.

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil. A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.