O prefeito Carlos Ruso nomeou através da Portaria 264/2017, os 24 fiscais de contrato, que terão a responsabilidade de acompanhar e atestar todas as obras e prestação de serviço que serão contratadas pelo município. "É a partir do laudo desses fiscais que nós vamos ter a certeza de que o serviço foi feito de acordo com o que o município contratou e ai então poderemos pagar a empresa contratada", disse o prefeito.
Em um acordo feito entre Ruso e o secretário de Finanças e Planejamento, Nereu Rodrigues dos Santos, não houve contratação de funcionários, apenas a nomeação de efetivos, funcionários de carreira da prefeitura. "Com isso nós estamos evitando inchar a folha de pagamento e estamos economizando o dinheiro público", disse Nereu, que tem tido a missão de adequar a arrecadação atual do município aos gastos mensais com pessoal, prestação de serviço e obras.
Nereu explicou ainda que os fiscais são os responsáveis por acompanhar a execução das contratações feitas pela prefeitura. "Eles terão que conhecer o contrato e ir até os locais onde eles estão sendo executados para conferir se tudo está sendo feito de acordo com o que foi firmado. Se tudo estiver certo, é feito um laudo para empenho e pagamento, mas se não estiver, a empresa será notificada e terá que refazer o serviço para poder receber", disse ele.
A nomeação dos fiscais faz parte de uma administração austera imposta pelo prefeito Carlos Ruso que quer que a prefeitura funcione como uma empresa. Para ele, o dinheiro público tem que ser tratado com respeito e deve ser utilizado para favorecer a população que é quem paga os impostos.
"Nós criamos uma nova pasta, que é a Controladoria Geral do Município, agora, nomeamos os fiscais de contrato. O que queremos é que tudo o que for feito para o município seja bem feito para que possamos pagar. Nós não vamos tolerar serviço mal feito ou uso indevido do dinheiro público", disse Ruso.
Fonte: