23 MAR 2017
POLÍTICAS SOCIAIS E CIDADANIA
Carteira de Trabalho pode ser feita de graça, na Semips, em Ladário

A Secretaria Especial de Políticas Públicas, Sociais e Cidadania (Semips) já emitiu 131 Carteiras de Trabalho Profissional (CTPS) este ano, e continua prestando o serviço gratuitamente para a população de Ladário. O benefício visa atender tanto os jovens que estão tirando o documento pela primeira vez, quanto às pessoas que precisam da segunda via da carteira.

"E tudo sai de graça, fazemos as fotografias e as cópias dos documentos aqui mesmo", disse a secretária Delari Maria Botega Ebeling. A Semips tem uma equipe que trabalha somente para atender às pessoas que querem fazer a CTPS, no período de 07 às 11 horas da manhã.

De janeiro até agora, 108 carteiras de trabalho já foram emitidas e entregues aos trabalhadores. Outras 23 pessoas estão aguardando a chegada do documento do Ministério do Trabalho, órgão responsável por emitir as carteiras.

Lorrany Souza Carvalho acabou de completar 18 anos, concluiu o ensino médio e passou para a faculdade de Direito. Mesmo estudando, ela já garantiu o documento para poder trabalhar e reforçar a renda da família. "É a passagem para a vida adulta, quero vê-la assinada logo", disse ela que se surpreendeu ao saber que em Ladário é bem mais fácil e rápido fazer a carteira de trabalho.

Além da CTPS, a Semips ainda ajuda o trabalhador com a confecção de currículos e com a realização de cursos de capacitação. "É uma forma de ajudarmos na inclusão ao mercado de trabalho e de facilitarmos a vida tanto dos empregados, como dos empregadores", concluiu Delari. A Semips fica na Avenida 14 de Março.