22 MAR 2017
Florestinha trabalha conscientização de estudantes no Dia da Água

Projeto da Polícia Militar Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul, o Florestinha está passando a semana em Ladário onde realiza palestras, oficina de reciclagem e até teatro de fantoches para estudantes da Rede Municipal de Ensino. É uma forma de conscientizar a garotada sobre os cuidados a serem tomados com o meio ambiente que funciona como uma engrenagem, sempre chegando à água como elemento principal do planeta.

"O nosso trabalho é sensibilizar as crianças para melhorar os seus hábitos. Educação ambiental são mudanças de hábitos simples, no caso da água mesmo, só o fato de a gente destinar o lixo corretamente, já vai auxiliar muito", disse a sargento Eveny Parrella, coordenadora do setor 1 do projeto.

Segundo Eveny, o exemplo a ser seguido do Florestinha, é primordial para os estudantes. "Dá a impressão para as crianças que, se eles (os florestinhas), conseguem aprender e até transmitir através de palestras, eles também podem assimilar e serem multiplicadores. A maior importância de a gente trabalhar com crianças através do Projeto Florestinha, é passar essa mensagem", afirmou.

Durante a apresentação, os militares alunos do Florestinha falaram  sobre os animais do Pantanal, e mostraram os bichos mortos que foram taxidermizados por policiais ambientais para servirem de exemplo. Eles também ensinaram a reciclar jornal, para virar papel colorido e que possa ser reaproveitado na escola. E a apresentação de fantoches é um espetáculo à parte, que sempre chama a atenção da criançada.

"A partir dessas ações os alunos podem tomar consciência de que a água é o nosso bem mais precioso", disse a diretora da Escola Marquês de Tamandaré, Geórgia Letícia Guimarães de Arruda. Ela atentou para o fato de que atividades como essas, ligadas ao meio ambiente, são sempre bem vindas na escola que desenvolve vários projetos para conscientizar os estudantes.

"A conscientização é preparar para o futuro, para que não tenhamos problemas na preservação de nosso meio ambiente, nosso desafio é a preparação para o futuro", afirmou a diretora que, no entanto, não vê problemas para chegar ao entendimento das crianças. "Fácil não é, mas toda a comunidade está empenhada nisso, principalmente os professores. O nosso planeta é a nossa casa e nós não devemos sujar a nossa casa", complementou Geórgia.

Os florestinhas já estiveram na Escola João Baptista, Marquês de Tamandaré e ainda irão a outros colégios da REME. Mas, a boa notícia é que um acordo de cooperação pode ser firmado em breve com a Secretaria Municipal de Educação de Ladário, para implantar um projeto na cidade e formar os florestinhas dentro do município. "Estamos conversando sobre isso, estamos esperançosos que dê certo", afirmou a sargento Eveny.