A Prefeitura Municipal de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou “Ação Interagindo pela Saúde” em alusão ao “Dia mundial de combate à tuberculose” que é no dia 24 de março. A ação foi ministrada na Policlínica de Ladário, localizada na rua Comandante Souza Lobo, nº 1197, no centro de Ladário.
A ação foi promovida pela equipe multiprofissional da Secretária de Saúde composta pela Nutricionista; Sarah Cordeiro, pela Psicóloga; Aline Souza e pela profissional de Educação Física; Milena Alvarenga. Participou do encontro também a integrante da equipe de Vigilância Epidemiológica; Ayrlene Vernochi. O encontro contou a presença de aproximadamente 20 (vinte) usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, e teve como premissa proporcionar a conscientização sobre os cuidados com Tuberculose.
.jpeg)
A Ação foi iniciada com a Profissional de Educação Física fazendo um breve alongamento, para despertar os presentes e explicou brevemente a importância de se exercitar mesmo que seja por um curto período, apontando que atividade física são todos exercícios que movimenta o corpo, seja uma caminhada, ou até mesmo passar vassoura na casa. Em seguida, a Psicóloga falou sobre os cuidados com a saúde mental e como o bem estar da mesma pode proporcionar uma qualidade de vida física e mental muito melhor, e alertou aos usuários, que todos podemos fazer o atendimento psicoterápico, basta apenas procurar sua UBS e pedir um encaminhamento.
.jpeg)
Dando continuidade, a integrante da equipe de Vigilância Epidemiológica falou sobre os sintomas da tuberculose e como é feito o diagnóstico. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina, suor noturno, emagrecimento, cansaço/fadiga. Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames: Bacteriológicos (Baciloscopia, Teste rápido molecular para tuberculose, Cultura para microbactéria). Por imagem (exame complementar), Radiografia de tórax.
.jpeg)
A tuberculose é transmitida a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro, ou tosse das pessoas com tuberculose ativa. A doença tem cura, e o tratamento dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é muito importante que a pessoa acometida pela doença complete o tratamento sem interrupções, para que tenha eficácia. Para finalizar a palestra, a Nutricionista falou sobre a importância de consumir frutas que aumente a imunidade, que são uma forma de prevenir contra a tuberculose, que é deixando o sistema imunológico mais forte, que são frutas cítricas, como: Laranja, acerola, entre outras.